A McLaren apresentou, neste domingo, 23, sua explicação para a desclassificação de Lando Norris e Oscar Piastri no GP de Las Vegas. A equipe acredita que um dano estrutural nos carros e níveis inesperados de porpoising foram os responsáveis pelo desgaste excessivo da prancha do assoalho, motivo que levou a FIA a excluir ambos os pilotos da classificação final.
O chefe da equipe, Andrea Stella, afirmou que o comportamento anormal só surgiu durante a corrida e não apareceu em nenhuma sessão anterior.
“Durante a corrida, ambos os carros apresentaram níveis inesperados e elevados de oscilação vertical, não observados nas sessões de treino, o que levou a um contato excessivo com o chão. Estamos investigando as razões para esse comportamento, incluindo o efeito de danos sofridos por ambos os carros descobertos por nós após a corrida – que levaram a um aumento do movimento do assoalho”, explicou.
Ver essa foto no Instagram
Stella ainda destacou que a FIA reconheceu que a McLaren não tentou burlar o regulamento, reforçando que a infração ocorreu por circunstâncias fora do controle da equipe: “Como a FIA apontou, a infração não foi intencional, não houve tentativa deliberada de contornar o regulamento e há circunstâncias atenuantes no caso”.
O dirigente também se desculpou com Norris e Piastri pelo impacto direto no campeonato: “Pedimos desculpas a Lando e Oscar pela perda de pontos hoje, em um momento crítico de suas campanhas no campeonato e após duas ótimas atuações durante todo o fim de semana. (…) Embora esse desfecho seja extremamente decepcionante, seguimos focados nas últimas duas corridas do campeonato.”
A FIA constatou que a espessura da prancha do assoalho estava abaixo do mínimo exigido, Piastri apresentou medidas de 8,96 mm na área dianteira e 8,74 mm na traseira, enquanto Norris teve 8,88 mm e 8,93 mm. Com isso, perderam todos os pontos conquistados em Las Vegas.
Após o episódio, a disputa pelo título volta a ficar aberta: Norris permanece com 390 pontos, enquanto Piastri e Verstappen aparecem empatados com 366. As duas etapas restantes ainda oferecem 58 pontos. A próxima corrida será o GP do Catar, no dia 30 de novembro, às 13h (de Brasília), no circuito de Losail.





