A noite de quarta-feira, 20, que deveria ser apenas uma celebração entre amigos na Arena da Baixada, também marcou o ponto final da carreira de Fernandinho. Durante o jogo beneficente “Bola pra Frente, Rio Bonito do Iguaçu”, o volante confirmou que não voltará a atuar profissionalmente.
Sem entrar em campo desde dezembro passado, na derrota para o Atlético-MG que selou o rebaixamento do Athletico-PR, ele disse que a decisão já estava tomada e não deixou margem para retorno.
“Já estou cansado. Já cansei correndo hoje 30 e poucos minutos. No futebol não tem nada que me motive mais, já fui bem realizado no futebol. Tudo que eu pude aproveitar, eu aproveitei. Agora, é um tempo de aproveitar com a família”, falou.
Ver essa foto no Instagram
A despedida do Athletico-PR, clube que o revelou e onde se tornou ídolo, ocorreu de forma discreta no início do ano. O contrato terminou em 31 de dezembro e não houve avanço para uma renovação. Fernandinho tratou a situação com naturalidade e voltou a destacar o vínculo afetivo com o Furacão.
“Não tivemos um acordo para renovação de contrato e é a coisa mais natural do mundo. Eu nunca escondi minha gratidão, meu respeito e meu carinho pelo Athletico, principalmente pela torcida. Importante que o Athletico seguiu a vida dele, eu segui a minha e o respeito continua de ambas as partes”, completou.
Fernandinho, ao longo de suas duas passagens pelo Athletico-PR, construiu uma história de dedicação e conquistas. Com 198 partidas e 31 gols marcados, ele foi peça fundamental em duas vitórias do Campeonato Paranaense nas edições de 2023 e 2024.
Depois de se destacar no Athletico-PR no início da carreira, Fernandinho brilhou no Shakhtar Donetsk e no Manchester City, tornando-se um dos líderes da equipe multicampeã comandada por Pep Guardiola. Pela Seleção Brasileira, esteve nas Copas do Mundo de 2014 e 2018.





