Nesta terça-feira, 18, a Escócia garantiu vaga na Copa do Mundo de 2026 e vai disputar um Mundial pela primeira vez desde 1998. O lateral esquerdo Andrew Robertson comemorou a classificação e relembrou o português Diogo Jota, ex-companheiro de Liverpool.
“Eu não consegui tirar meu amigo Diogo Jota da cabeça. Nós conversávamos tanto sobre a Copa do Mundo. Ele ficou fora em 2022 por causa de uma lesão, eu fiquei fora porque a Escócia não se classificou. Sempre falávamos sobre como seria ir para a Copa do Mundo de 2026. Eu sei que ele está em algum lugar sorrindo para mim nesta noite. Simplesmente não consegui tirá-lo da cabeça o dia inteiro. Acho que escondi isso bem dos rapazes. Estou tão feliz que acabou desse jeito”, disse Andrew Robertson em entrevista à BBC.
IT’S FULL TIME AND WE’RE GOING TO THE WORLD CUP! #SCODEN pic.twitter.com/AmGa2JDhR7
— Scotland National Team (@ScotlandNT) November 18, 2025
Robertson e Diogo Jota no Liverpool
Andrew Robertson e Diogo Jota dividiram o vestiário do Liverpool entre setembro de 2020 e julho de 2025. Ao todo, os dois conquistaram quatro títulos juntos: duas Copas da Liga Inglesa (2021/22 e 2023/24), uma Copa da Inglaterra (2021/22) e uma Premier League (2024/25).
No entanto, no último mês de julho, Diogo Jota se envolveu em um acidente de carro na Espanha e faleceu, aos 28 anos de idade.
Classificação da Escócia para a Copa do Mundo
Em um duelo direto pelo primeiro lugar do grupo C das Eliminatórias Europeias, a Escócia venceu a Dinamarca por 4 a 2, em jogaço no Hampden Park, em Glasgow. De bicicleta, Scott McTominay abriu o placar para os escoceses logo aos três minutos de jogo. No segundo tempo, Rasmus Hojlund empatou para a seleção dinamarquesa, de pênalti, aos 12.
Aos 33 minutos, Lawrence Shankland recolocou a Escócia na liderança, mas Patrick Dorgu marcou o segundo da Dinamarca, três minutos depois. Já nos acréscimos, Kieran Tierney anotou o terceiro da seleção escocesa e Kenny McLean fez um golaço do meio-campo, aos 53 minutos, para fechar a vitória por 4 a 2.
“Nós fizemos o país sofrer, mas tenho certeza de que valeu a pena. Hoje estou destroçado. Sei que, com a minha idade e tudo mais, esta pode ser a minha última oportunidade de disputar um Mundial”, analisou Andrew Robertson.
Com isso, a Escócia somou 13 pontos e garantiu sua vaga na Copa do Mundo. Por fim, a seleção dinamarquesa ficou com dois tentos a menos e foi para a repescagem.





