Nesta terça-feira, 18, as Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo chegaram ao fim. Além das classificações de Panamá e Haiti, o destaque ficou por conta da seleção de Curaçao, que vai disputar o Mundial pela primeira vez na história.
Em confronto direto, Curaçao empatou com a Jamaica em 0 a 0, no Independence Park, em Kingston, e assegurou a vaga inédita para a Copa do Mundo. Na terceira fase das Eliminatórias, a seleção curaçauense terminou na liderança do grupo B, com 12 pontos, um a mais que os jamaicanos.
Além disso, Curaçao, uma pequena ilha no Caribe de apenas 444 quilômetros quadrados, se tornou o menor país na história a se classificar para uma Copa.
Por outro lado, a Jamaica ficou na vice-liderança da chave, mas ainda tem chance de disputar o Mundial no ano que vem. A seleção jamaicana vai participar da repescagem global no próximo mês de março, em busca da sua segunda classificação para uma Copa do Mundo.
Ver esta publicação no Instagram
Panamá e Haiti se juntam a Curaçao no Mundial
Além de Curaçao, Panamá e Haiti também carimbaram seu passaporte para a Copa do Mundo nesta terça-feira. A seleção panamenha chegou na última rodada das Eliminatórias empatada no número de pontos com Suriname, ambas com nove. Para assegurar a classificação, o Panamá venceu El Salvador, no Estádio Rommel Fernandez, por 3 a 0 e contou com a derrota dos surinameses diante da Guatemala por 3 a 1.
Assim como a Jamaica, a seleção de Suriname também vai disputar a repescagem e ainda tem chance de disputar a Copa do Mundo.
Por fim, o Haiti volta a disputar um Mundial pela primeira vez em 52 anos. A única participação em Copas foi na edição de 1974 na Alemanha. Na última rodada das Eliminatórias, os haitianos venceram a Nicarágua, no Estádio Ergilio Hato, por 2 a 0 e assumiram a liderança do grupo C, com 11 pontos. A seleção de Honduras teve a chance de garantir vaga na Copa do Mundo, mas apenas empatou com a Costa Rica e ficou na vice-liderança da chave, com dois pontos a menos.
Repescagem global
Na última oportunidade de se classificar para a Copa do Mundo, Jamaica e Suriname e mais quatro seleções vão disputar duas vagas por meio da repescagem global. Das seis equipes participantes, as duas melhores no ranking da Fifa vão direto para a final. As restantes se enfrentam na semifinal, definida por sorteio.
Além da dupla da Concacaf, Nova Caledônia, Bolívia, República Democrática do Congo e Iraque vão participar da repescagem.





