Neste domingo, 16, a Itália perdeu para a Noruega por 4 a 1, pela oitava rodada das Eliminatórias Europeias, no San Siro, em Milão. Com o resultado, a seleção italiana vai disputar a repescagem para a Copa do Mundo pela terceira vez seguida.
A Itália encerrou sua participação nas Eliminatórias Europeias na vice-liderança do grupo I, com 18 pontos conquistados. Foram seis vitórias e duas derrotas em oito rodadas. No entanto, os dois tropeços aconteceram diante da Noruega, que terminou na liderança da chave, com 24 pontos e 100% de aproveitamento.
Com isso, para garantir vaga na Copa do Mundo de 2026, a seleção italiana vai precisar passar pela repescagem europeia pela terceira vez seguida e buscar evitar o vexame das últimas duas participações.
Antes da Copa do Mundo de 2018, a Itália terminou na vice-liderança do grupo G, atrás apenas da Espanha. Na repescagem, os italianos perderam para a Suécia e ficaram fora do Mundial pela primeira vez em 60 anos. Nas Eliminatórias para o Mundial de 2022, a Squadra Azzurra ficou na 2ª posição do grupo C, atrás da Suíça. Após uma derrota para a Macedônia do Norte, a seleção italiana perdeu a vaga na Copa do Mundo mais uma vez.
⏱️ 𝐑𝐈𝐒𝐔𝐋𝐓𝐀𝐓𝐎 𝐅𝐈𝐍𝐀𝐋𝐄
🇮🇹🇳🇴 #ItaliaNorvegia 1️⃣-4️⃣
11’ #Esposito; 63’ Nusa; 78’ e 79’ Haaland; 90’+3 Larsen #Nazionale #Azzurri #VivoAzzurro pic.twitter.com/IV0iwkqU4B— Nazionale Italiana ⭐️⭐️⭐️⭐️ (@Azzurri) November 16, 2025
Derrota da Itália diante da Noruega
Neste domingo, no San Siro, a Itália precisava vencer a Noruega por 9 a 0 para assumir a liderança do grupo e garantir vaga direta na Copa do Mundo. Em busca de um milagre, Francesco Esposito abriu o placar para o time da casa logo aos 11 minutos de jogo.
No entanto, com gols de Antonio Nusa, Erling Haaland (dois) e Jorgen Strand Larsen, a Noruega virou o jogo, venceu por 4 a 1. Com o resultado, a seleção norueguesa vai disputar o Mundial pela primeira vez desde 2018.
Repescagem para a Copa do Mundo de 2026
A repescagem Europeia para a Copa do Mundo de 2026 consiste nas 12 seleções que terminaram na vice-liderança de seus grupos e os quatro melhores times que lideraram suas chaves na Liga das Nações, mas não avançaram por meio das Eliminatórias.
Assim, as 16 equipes serão divididas em quatro grupos com quatro seleções, com semifinais e finais em jogo único. Os quatro vencedores de cada chave garantem vaga no Mundial.
Por enquanto, além da Itália, Albânia, Ucrânia, Irlanda e República Tcheca já estão confirmadas na repescagem. Neste momento, País de Gales, Romênia, Suécia e Irlanda do Norte são as equipes classificadas por meio da Liga das Nações.
As 16 seleções participantes serão confirmadas nesta quarta-feira, 18, com o encerramento das Eliminatórias Europeias. O sorteio das chaves da repescagem acontece no dia 20 de novembro, às 9 horas (de Brasília), na Suíça. Por fim, os jogos serão disputados entre os dias 26 e 31 de março de 2026.





