Depois de meses de negociações, a NBA oficializou nesta quinta-feira, 30, a venda do Los Angeles Lakers para Mark Walter, CEO da TWG Global e já proprietário de outras franquias esportivas de destaque. A aprovação foi unânime entre as equipes da liga, conforme comunicado oficial da NBA, e marca o fim da era da família Buss, que comandava o time desde 1979.
Sob o controle da família, os Lakers conquistaram 11 títulos da NBA, com gerações históricas lideradas por Magic Johnson, Kobe Bryant, Pau Gasol e LeBron James. A transação coloca fim a um dos períodos mais icônicos da história do basquete americano.
“Mark Walter tem uma longa história em nossas ligas, tendo sido proprietário minoritário dos Lakers e dono majoritário do Sparks da WNBA por mais de uma década. Agora, como novo proprietário majoritário dos Lakers, não tenho dúvidas de que ele será um administrador dedicado e uma grande adição à nossa liga”, afirmou Adam Silver, comissário da NBA.
The NBA Board of Governors has unanimously approved the sale of the majority interest in the Los Angeles Lakers to Mark Walter. pic.twitter.com/6YKmyvHDx5
— NBA Communications (@NBAPR) October 30, 2025
“Gostaria de agradecer e parabenizar Jeanie Buss e toda a família Buss por 46 anos de liderança transformadora. Fico feliz que Jeanie continue engajada como governadora da equipe”, completou o dirigente.
O valor exato da transação não foi divulgado, mas fontes do jornal The Athletic indicam que o negócio pode chegar em até US$ 12 bilhões (R$ 64 bilhões), o que representaria a venda mais cara da história da NBA, superando o valor pago pelo Boston Celtics no início deste ano.
Com a compra dos Lakers, Mark Walter amplia seu império esportivo. Ele já é proprietário majoritário do Los Angeles Dodgers (MLB), do Los Angeles Sparks (WNBA), da Billie Jean King Cup de tênis e da equipe Cadillac na Fórmula 1, além de possuir participação no Chelsea, da Premier League, e na Liga Profissional Feminina de Hóquei (PWHL).
 
			




