João Fonseca vive uma semana atípica na Basileia. Após vencer um jogo por WO e outro com desistência do adversário, o carioca garantiu vaga na semifinal do ATP 500 da Suiça, sua melhor campanha em torneios desse nível.
“Essa semana tem sido muito diferente do normal. Ganhei na primeira contra o atual campeão, na segunda o Mensik infelizmente não pôde jogar, e agora nas quartas o meu adversário precisou se retirar. Eu estou aqui, pegando as minhas oportunidades. Agora vai ser mais um jogo difícil. Apesar do Munar não ser um jogador com um ranking muito alto, ele joga muito bem nessas condições, então eu tenho que tomar cuidado”, avaliou João.
O abandono de Denis Shapovalov nas quartas de final chamou atenção pela forma repentina. O canadense, ex-top 10 do mundo, desistiu da partida logo após sofrer uma quebra de serviço no terceiro set, quando o placar marcava 3/6, 6/3 e 4/1 para o brasileiro.
Ver essa foto no Instagram
Sem sinais aparentes de lesão, ele apenas cumprimentou João Fonseca e deixou a quadra, o que gerou críticas e especulações sobre uma possível insatisfação com a arbitragem.
A ATP, porém, confirmou que a desistência foi motivada por uma lesão no joelho direito. Shapovalov já havia perdido boa parte da temporada passada por conta de problemas semelhantes no joelho esquerdo, o que levanta a hipótese de uma compensação muscular.
A classificação de João Fonseca também garantiu ao jovem tenista a entrada inédita no top 40 do ranking mundial a partir da próxima segunda-feira. Na semifinal deste sábado, João Fonseca enfrenta o espanhol Jaume Munar em busca de uma vaga na final e da maior conquista de sua carreira até aqui.
De virada, João Fonseca vence e vai à semi na Basileia
Nesta sexta-feira, 24, João Fonseca enfrentou o canadense Denis Shapovalov, pelas quartas de final do ATP 500 da Basileia, na Suíça. De virada, o tenista brasileiro, número 46 no ranking mundial, venceu por W.O após a desistência do canadense quando o carioca estava liderando por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 4/1, em uma hora e 36 minutos de partida.





