O Palmeiras confirmou nesta sexta-feira, 3, a transferência da atacante Amanda Gutierres para o Boston Legacy, dos Estados Unidos, em um acordo histórico. O clube paulista acertou a venda de 80% dos direitos econômicos da camisa 9 por US$ 1,1 milhão mais bonificações, valor que representa a maior negociação já realizada no futebol feminino brasileiro e uma das mais altas da modalidade no cenário mundial.
Apesar do anúncio, Amanda seguirá vestindo a camisa alviverde até o fim da atual temporada, com compromissos no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil. Emocionado com a saída, o diretor de futebol feminino do Verdão, Alberto Simão, valorizou o impacto da jogadora e o ciclo vitorioso que construiu no clube.
“Montamos um projeto maravilhoso para a Guti. Ela chegou, foi artilheira várias vezes, conquistou títulos e defendeu a Seleção Brasileira. Ninguém fica feliz em perder uma atleta desse nível, mas é parte do ciclo do futebol. Gostaria de agradecer à presidente Leila Pereira, pois todo o recurso gerado por esta negociação será investido em um centro de excelência para o futebol feminino e em tecnologia para as nossas atletas”, afirmou.
A maior venda da história do futebol feminino brasileiro! 🥹💚
Artilheira, detentora de inúmeras marcas e 21ª melhor do mundo, Amanda Gutierres se despedirá do Verdão em 2026 para defender o Boston Legacy, dos EUA.
Leia os detalhes em nosso site ➤ https://t.co/EMgIdGgtn1 pic.twitter.com/IXCn7yvodm
— Palmeiras Feminino (@Palmeiras_FEM) October 3, 2025
No Verdão desde 2023, Amanda se tornou a maior artilheira da história do time, com 68 gols em 92 partidas, além de três artilharias seguidas do Brasileirão (2023, 2024 e 2025). A própria atacante também fez questão de agradecer ao clube.
“Quero agradecer ao Alberto, ao nosso staff, às atletas e ao clube no geral, por todo o apoio que sempre me deu. Obrigada a todos que fizeram parte deste ciclo que vai se encerrar em dezembro e à nossa torcida, por sempre nos apoiar. Levarei o Palmeiras no meu coração”, disse a jogadora, campeã paulista em 2024.
Pela Seleção Brasileira, Amanda Gutierres foi artilheira da Copa América de 2025, vencida pelo Brasil diante da Colômbia. No mês passado, ela ficou em 21º lugar no prêmio Bola de Ouro, sendo a única finalista fora de clubes dos Estados Unidos ou da Europa.