O Brasil encerrou sua campanha nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 com derrota para a Bolívia por 1 a 0. O gol no Estádio Municipal El Alto, que possui uma altitude de 4.070 metros, foi marcado por Miguelito, de pênalti.
Com o resultado, os bolivianos chegaram aos 20 pontos e pularam para a sétima colocação, o que garante a classificação para a repescagem da Copa do Mundo de 2026. A Seleção Brasileira, por sua vez, continua com 28 pontos e caiu para a quinta colocação da tabela, mas já tem vaga garantida no torneio dos EUA, México e Canadá.
Agora, a Bolívia volta a campo apenas no dia 14 de outubro, quando fará amistoso com a Rússia na VTB Arena, em Moscou. Já o Brasil terá compromisso dia 10 de outubro, data que tem amistoso marcado contra a Coreia do Sul no Seul World Cup Stadium, em Seul.
Ver essa foto no Instagram
Aproveitando a altitude e o apoio da torcida, a Bolívia dominou a primeira etapa do confronto em El Alto. O time da casa se lançou ao ataque desde o início, abusando dos chutes de fora da área e pressionando a Seleção Brasileira, que sofreu para manter a posse de bola.
A equipe boliviana foi premiada aos 46 minutos da primeira etapa. Bruno Guimarães derrubou Roberto Fernández dentro da área e, após revisão do VAR, o árbitro marcou a penalidade. Ex-jogador do Santos, Miguelito foi para a batida e abriu o placar da partida.
No segundo tempo, Carlo Ancelotti tentou mudar o rumo da partida com as entradas de Estêvão, Raphinha e João Pedro, mas o Brasil seguiu travado ofensivamente e pouco ameaçou o gol adversário. A Bolívia, por sua vez, mostrou maturidade e se concentrou em administrar a vantagem conquistada ainda na etapa inicial.
A melhor chance do time da casa veio já aos 40 minutos, quando Miguelito arriscou em cobrança de falta e, após desvio em Algaranaz, o próprio atacante recebeu cruzamento na sequência e cabeceou firme, obrigando Alisson a fazer grande defesa.
Além do Brasil: veja resultados de outros jogos das Eliminatórias
- Equador 1 x 0 Argentina
- Venezuela 3 x 6 Colômbia
- Chile 0 x 0 Uruguai
- Peru 0 x Paraguai