Após empate em 1 a 1 no Morumbis, o São Paulo venceu o Atlético Nacional nos pênaltis por 4 a 3 e garantiu a classificação para a próxima fase da Copa Libertadores. Os gols da partida desta terça-feira, 19, foram marcados por André Silva, para os mandantes, e Morelos, para os visitantes.
Com o resultado, o Tricolor está classificado para as quartas de final da Libertadores e enfrentará o vencedor do classificado entre Botafogo e LDU de Quito. Já o time colombiano está eliminado.
Agora, o São Paulo volta a se concentrar no Brasileirão. A equipe recebe o Atlético-MG no próximo domingo, 24, às 20h30 (de Brasília). O Atlético Nacional, por sua vez, visita o América de Cali no mesmo dia, às 20h20, pelo Campeonato Colombiano.
Ver essa foto no Instagram
O São Paulo começou o jogo com tudo e quase abriu o placar com menos de um minuto de jogo. Rodriguinho abriu pela esquerda com André Silva, que cruzou rasteiro para a área. A bola voltou para o próprio Rodriguinho, que acionou Cédric e recebeu de volta para finalizar com o gol aberto, mas a zaga do Atlético Nacional se antecipou e desviou para escanteio.
No lance seguinte, André Silva não desperdiçou a oportunidade e abriu o placar para o São Paulo. Após a cobrança de escanteio, Alan Franco deu uma casquinha para trás e o atacante apareceu na segunda trave cabeceando para o fundo das redes.
A chance mais perigosa do Atlético Nacional no primeiro tempo veio aos 37 minutos. Morelos recebeu sem marcação na entrada da área e finalizou no canto esquerdo rasteiro de Rafael, obrigando o goleiro a fazer a defesa e mandar para escanteio. A partir daí, os colombianos passaram a frequentar mais o campo de ataque, mas finalizaram a primeira etapa sem criar muito perigo.
Precisando buscar o empate na etapa final, os colombianos ficaram perto de marcar o gol aos 17 minutos. Hinestroza finalizou de fora da área, Rafael espalmou como deu e, no rebote, Morelos não conseguiu concluir com precisão.
Pouco depois, aos 19 minutos, Hinestroza cruzou para a chegada de Morelos, que dividiu com Enzo Díaz e acabou sendo derrubado. Após revisão no VAR, o árbitro marcou a penalidade. Na batida, o próprio Morelos bateu forte e deixou tudo igual no placar.
Durante a comemoração do gol, Ferraresi e Cardona tiveram uma discussão, e o árbitro acabou dando um cartão amarelo para cada. A questão é que o jogador do clube colombiano já havia sido advertido antes, portanto, acabou sendo expulso de campo.
Aproveitando a vantagem numérica, o São Paulo foi pra cima e teve boas oportunidades com Ferreirinha e Luciano. O jogo da Libertadores, no entanto, terminou empatado em 1 a 1 e foi para os pênaltis.
Nas cobranças, pelo lado Tricolor, Lucas, Luciano, Enzo Díaz e Cédric Soares marcaram, enquanto Marcos Antônio desperdiçou. Já pelo lado colombiano, Campuzano, Morelos e Tesillo fizeram. Uribe e Hinestroza perderam.