Nesta quinta-feira, 07, a France Football anunciou os 30 finalistas ao prêmio Bola de Ouro 2025. A premiação ocorrerá no dia 22 de setembro, no Théâtre du Châtelet, em Paris. Entre os representantes brasileiros, Vini Jr, Raphinha e Botafogo se destacam.
Enquanto os atacantes do Real Madrid e do Barcelona disputam a honraria de melhor jogador, o Glorioso se junta a PSG, Chelsea, Liverpool e ao próprio Blaugrana na briga pelo título de “clube do ano”. Além de ter vencido os ‘Bleus’ na Copa do Mundo de Clubes, o Botafogo faturou a última Libertadores e o último Campeonato Brasileiro.
Vale pontuar que a era de 2025 traz um marco para a diversidade do futebol global, já que também distribuirá prêmios nas mesmas categorias para mulheres. Eleita seis vezes, Marta foi mais uma vez indicada na Bola de Ouro. Amanda Gutierres, destaque da última Copa América, também está entre as relacionadas.
Além disso, o comandante da Seleção Brasileira feminina, Arthur Elias, concorre à honraria de “melhor técnico”. Antes de faturar o título da Copa América e a prata nos últimos Jogos Olímpicos, o treinador nutriu uma era vitoriosa à frente do Corinthians.
Ver essa foto no Instagram
Mais da Bola de Ouro
Os maiores vencedores da Bola de Ouro representam uma elite do futebol mundial, sendo reconhecidos pelo talento, dedicação e conquistas marcantes ao longo de suas carreiras. A premiação, concedida pela revista francesa France Football desde 1956, é considerada um dos maiores reconhecimentos individuais do esporte. Ao longo das décadas, apenas alguns jogadores conseguiram se destacar múltiplas vezes, consolidando seus nomes entre os recordistas do prêmio.