Em um jogo de muita pressão ofensiva, o Bahia ficou no 0 a 0 com o América de Cali nesta terça-feira (16), na Arena Fonte Nova, pelo duelo de ida dos playoffs da Copa Sul-Americana. Dominante em campo, o Tricolor de Aço martelou durante os 90 minutos, mas esbarrou na retranca colombiana e ainda saiu reclamando da arbitragem por um pênalti não marcado no primeiro tempo.
Com o empate sem gols em Salvador, a decisão da vaga para as oitavas de final da Sul-Americana fica totalmente em aberto. Quem vencer o jogo de volta garante a classificação, enquanto um novo empate levará a disputa para os pênaltis.
A partida decisiva está marcada para a próxima terça-feira (23), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Olímpico Pascual Guerrero, em Cali, na Colômbia. Antes disso, o Bahia volta a campo pelo Campeonato Brasileiro, enfrentando o Fortaleza no próximo sábado (20), às 16h (de Brasília), na Arena Castelão, pela 15ª rodada da competição.
Ver essa foto no Instagram
O jogo entre Bahia e América de Cali
Atuando em casa, o Tricolor de Aço se manteve no campo de ataque diante de um adversário retraído, mais preocupado em se defender do que em buscar o gol.
Apesar do domínio territorial, o Bahia pecou nas finalizações. O grande momento da primeira etapa foi marcado por polêmica: um possível pênalti não marcado para o time baiano após toque no braço de Castillo dentro da área.
Na segunda etapa, o Bahia voltou ainda mais ofensivo. Com a entrada de titulares, aumentou a pressão e encurralou o América de Cali no campo de defesa. Mesmo criando boas chances, esbarrou no goleiro Soto, que fez importantes defesas, e também na trave, que salvou os colombianos em finalização de Kayky. O time visitante, por sua vez, não conseguiu oferecer perigo a Marcos Felipe durante os 90 minutos.
O clima esquentou no fim. Aos 45 minutos do segundo tempo, Everton Ribeiro, que havia entrado no decorrer da partida, se irritou e deu uma cotovelada em Pestaña. A confusão aumentou com a reação de Soto, que partiu para cima do brasileiro, gerando um empurra-empurra generalizado.
Nos acréscimos, o América de Cali também teve um expulso: Cavadía recebeu o cartão vermelho direto por entrada dura em Tiago, deixando as duas equipes com dez jogadores para o fim do jogo.





