A polonesa Iga Swiatek, quarta colocada no ranking mundial, está na final de Wimbledon pela primeira vez na carreira. Tetracampeã de Roland Garros e campeã do US Open, ela garantiu a vaga nesta quinta-feira (11) com uma atuação dominante contra a suíça Belinda Bencic, ex-top 10 e atual 35ª do mundo.
Em apenas 1h12min, Swiatek venceu por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/0, consolidando sua melhor campanha no All England Club. Até então, sua barreira era as quartas de final.
Com a classificação, Iga Swiatek fará sua sexta final de Grand Slam, buscando manter o retrospecto perfeito em decisões. Apesar de seu currículo vitorioso no saibro e em quadras duras, ela ainda persegue o primeiro título na grama sagrada de Wimbledon.
A decisão, marcada para sábado (13), será contra a americana Amanda Anisimova, 13ª do mundo, que surpreendeu ao eliminar a número 1 do ranking, Aryna Sabalenka, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/4, em uma batalha de 2h36min.
Anisimova, de 23 anos, disputará sua primeira final de Grand Slam. Já Swiatek tentará encerrar um ano até aqui irregular, no qual soma apenas uma final anterior — em Bad Homburg, na Alemanha — ainda sem títulos em 2025. A decisão em Londres será sua 28ª final de torneio WTA na carreira.
Ver essa foto no Instagram
Domínio absoluto na semifinal de Wimbledon
A partida começou com Swiatek impondo ritmo forte e abrindo rapidamente 3 a 0, quando o duelo foi interrompido por alguns minutos devido a um torcedor que passou mal por causa do calor intenso. Na retomada, a polonesa manteve o foco, consolidou nova quebra e fechou o primeiro set no oitavo game.
O segundo set foi ainda mais unilateral. Swiatek não deu chances para Bencic, abrindo 5 a 0 e selando a vitória com um “pneu” (6/0). A suíça, visivelmente desconfortável, teve até que furar o sapato para aliviar dores causadas por problemas na unha.