Neste sábado (28), Palmeiras e Botafogo iniciaram a fase de oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025, em um nervoso duelo no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, que precisou ser decidido na prorrogação.
Amplamente superior durante toda a partida, o clube paulista teve que superar uma grande atuação de John, que apenas cedeu o gol aos 9 minutos do primeiro tempo da etapa extra. O autor do gol salvador foi Paulinho, com um belo chute colocado.
Agora, o Verdão espera o resultado entre Benfica e Chelsea, que ocorre neste sábado às 17h (de Brasília), em Charlotte, para conhecer seu adversário das quartas de final. Já o Fogão se torna o primeiro clube brasileiro a dar adeus à competição internacional.
Ver essa foto no Instagram
O jogo entre Palmeiras e Botafogo
Logo aos 9 minutos do primeiro tempo, o Palmeiras teve sua melhor oportunidade na primeira etapa. Vitor Roque se esticou para tentar completar o cruzamento na pequena área, mas furou na hora de finalizar. Na sobra, Alexander Barboza chegou antes e mandou para escanteio em um carrinho providencial, evitando o gol alviverde.
O Botafogo cresceu depois da pausa para hidratação, aos 30 minutos. A equipe carioca conseguiu equilibrar o meio-campo e passou a chegar com mais perigo ao ataque. Aos 42 minutos, Marlon Freitas teve a melhor chance do time alvinegro. Ele venceu a marcação em arrancada, invadiu a área e finalizou cruzado. No entanto, o chute saiu fraco e foi direto para a linha de fundo.
O Palmeiras ainda respondeu já nos acréscimos. Aos 50 minutos, Richard Ríos arriscou um chute forte de fora da área que levou perigo ao gol adversário, mas a bola passou rente à trave.
O Verdão voltou com a mesma intensidade para o segundo tempo, marcando a saída de bola botafoguense e criando boas chances. Antes dos 5 minutos, Estêvão fez o goleiro John trabalhar duas vezes e, na segunda tentativa, chegou a balançar as redes, mas o auxiliar marcou o impedimento do jovem. O goleiro alvinegro foi tomando o protagonismo da partida ao salvar cada chegada palmeirense, com destaque para uma defesaça em cabeceio de Maurício.
Os 90 minutos regulamentares se encerraram sem o balançar das redes, promovendo, assim, a prorrogação. No tempo extra, o Verdão seguiu martelando, e o inevitável aconteceu. Aos 9 minutos do primeiro tempo, Paulinho carregou pela direita, entrou na área e chutou colocado no canto de John, que, dessa vez, não conseguiu fazer nada. Na reta final da partida, o zagueiro Gustavo Gómez, do Palmeiras, recebeu o segundo amarelo e foi expulso, tornando-se desfalque para a próxima fase.