Neste domingo, 25, a partida Palmeiras x Flamengo correspondente à décima rodada do Brasileirão 2025 deu o que falar. Ambos os lados tiveram suas reclamações: o Rubro-Negro se indignou com a marcação de penalidade para os alviverdes, devido ao toque de mão em Varela. O VAR havia indicado ao juiz Ramon Abatti Abel conferir se o ocorrido foi dentro ou fora da área.
“Abatti, por ser um lance fino, poderia recomendar a revisão direta, mas acho melhor você dar uma olhada junto comigo para ficar claro. Revisão para falta fora, ok?”, disse Wagner Reway, árbitro de vídeo da partida.
O árbitro de campo, por sua vez, respondeu: “Jogador está dentro, o pé dentro. Está tocando a linha, o pé está mais dentro da linha, o corpo todo em linha. Não tem outra imagem? O pé está dentro. A tendência é que o jogador esteja dentro da área e com o braço sobre a linha”. Dessa maneira, o pênalti foi assinalado, mas Piquerez não converteu.
Ver essa foto no Instagram
O outro pênalti de Palmeiras x Flamengo
Já no segundo tempo, o mesmo foi feito para o Flamengo. Arrascaeta caiu na área após tentar o drible em dividida com Murilo. Abatti mandou o jogo seguir, porém, mais uma vez, o VAR recomendou a revisão do lance.
Reway argumentou: “O defensor fez movimento claro com o braço. Abatti, recomendo revisão para possível penal. O impacto você vai me ajudar a avaliar com o que viu no campo. O atacante ia passar, ele abriu o braço contra a passagem do atacante, ok?”.
E assim, Abatti concluiu: “O atacante teria toda condição de pegar a bola, jogador coloca o braço e impede o atacante. Ele puxa o jogador, bota a mão no peito, jogador imprudente, (lance) promissor. Ele segura, impede o jogador de prosseguir de forma imprudente”. Desta vez, a penalidade foi convertida pelo camisa 10 para deixar o Rubro-Negro na frente. Depois, Ayrton Lucas ampliou para oficializar o 2 a 0 fora de casa.