A festa da torcida do Corinthians nos minutos finais da decisão do Campeonato Paulista contra o Palmeiras teve consequências severas. A Federação Paulista de Futebol (FPF) atendeu a um ofício do Ministério Público de São Paulo e determinou a proibição da presença das torcidas organizadas do Alvinegro nos estádios de futebol durante o ano de 2025.
Com isso, os membros de seis torcidas uniformizadas do Timão enfrentarão restrições: Gaviões da Fiel, Camisa 12, Fiel Macabra, Pavilhão 9, Estopim da Fiel e Coringão Chopp. Camisas, faixas, bandeiras e quaisquer objetos que façam alusão a essas torcidas estão proibidos nos estádios. A punição entra em vigor já nesta quarta-feira, dia 12, na partida entre Corinthians e Huracán.
Torcida do Corinthians se revolta nas redes sociais
A punição gerou críticas na internet, e parte da torcida do Corinthians a considera exagerada. Alguns torcedores compararam a ação da torcida corintiana com episódios envolvendo rivais, como a invasão da torcida santista em 2022, quando um torcedor chegou a agredir o então goleiro corintiano Cássio. Na ocasião, o Santos foi punido com uma multa de R$ 35 mil e dois jogos com portões fechados.
Aqui muito mais grave, a punição foi um jogo sem torcida, que nem torcida esses nanicos tem. Agora querer proibir as organizadas do Corinthians, até o final do ano, é uma palhaçada sem tamanho. pic.twitter.com/sZvV39cCTI
— Cris 🦅 (@crisstiane_2207) April 2, 2025
Além disso, também houve comparações com a emboscada de uma torcida organizada do Palmeiras contra torcedores do Cruzeiro, que resultou em uma vítima fatal. O resultado foi uma punição semelhante a recebida pela torcida do Timão.
Fazer festa no estádio = punição
Fazer emboscada com mais de 150 pessoas e mat4r torcedor prende uns por umas semanas e tá tudo certo.
Pirotecnia é mais perigoso que mat4r alguém!
— Edamoia (@e_damoia) April 1, 2025
Para muitos, a punição é exagerada, já que se trata apenas de um show pirotécnico com sinalizadores. A torcida corintiana compara a decisão com punições mais brandas em casos que considera mais graves e que, em sua visão, deveriam ter recebido sanções mais severas.
A punição da FPF é um absurdo, tem que haver muito protesto. Os caras dão a mesma punição pra torcida covarde que literalmente MATOU torcedor PRESO DENTRO DE UM ÔNIBUS CARBONIZADO, pra uma festa dessas, da torcida do Corinthians. É desigual: prova incompetência, prova impunidade. pic.twitter.com/HugQVRrsaA
— 🇵🇸Victor🏴✊🏽PALESTINA LIVRE (@VictorPooh027) April 2, 2025