A FIFA anunciou que está considerando realizar uma partida entre o Los Angeles FC e o América, do México, para definir qual clube irá substituir o León no Mundial de Clubes 2025. A decisão surge após a exclusão do León da competição, devido a um conflito de propriedade multiclube. O time mexicano foi sorteado para enfrentar o Flamengo no Grupo D, mas foi retirado do torneio por pertencer ao mesmo dono do Pachuca, integrante do Grupo H.
Em comunicado oficial divulgado na noite deste domingo (30), a entidade máxima do futebol informou: “A FIFA confirma que está considerando a realização de um jogo de desempate entre o Los Angeles FC e o Club América pelo direito de participar no Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA 2025, em substituição do Club León, na sequência da decisão do Comitê de Recursos da entidade.”
Critérios de seleção dos clubes
A escolha dos clubes que poderão substituir o León segue critérios específicos definidos pela FIFA. Segundo a entidade, o Los Angeles FC participaria como vice-campeão da Liga dos Campeões da Concacaf 2023, na qual o León conquistou a vaga. Já o Club América entraria por ser a equipe melhor posicionada na classificação da confederação para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA.
“O Los Angeles FC participaria como vice-campeão da Liga dos Campeões da Concacaf de 2023, na qual o Club León se classificou. O Club América participaria como a equipe melhor colocada na classificação da confederação da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, através da qual a qualificação também é determinada”, acrescentou a FIFA no comunicado.
Fixada no TAS a audiência sobre a vaga no Mundial de Clubes.
Fifa quer um jogo entre LAFC (vice de 2023) e América do México (ranking) para substituir o León, mas não tomará nenhuma decisão antes do tribunal. pic.twitter.com/rtFFz9xhWZ
— Leonardo Bertozzi (@lbertozzi) March 31, 2025
Apesar de considerar a realização da partida, a FIFA destacou que detalhes sobre data e local ainda não foram definidos. Além disso, a entidade ressaltou que o jogo ainda não está confirmado, já que procedimentos legais em curso podem reverter a decisão.
Entenda a exclusão do León do Mundial de Clubes
A exclusão do León do Mundial de Clubes foi definida em 21 de março, após decisão do Comitê de Apelação da FIFA
. O órgão concluiu que tanto o León quanto o Pachuca não atendem aos critérios de propriedade multiclube, estabelecidos no regulamento da competição.
O León, no entanto, ingressou com um recurso no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) para tentar reverter a exclusão. Além do clube mexicano, o Alajuelense, da Costa Rica, também apresentou um recurso ao TAS, solicitando a vaga no torneio.