Walter Salles, recém-premiado com o Oscar de Melhor Filme Internacional por “Ainda Estou Aqui”, está dirigindo uma série documental sobre a vida de Sócrates para o ‘Globoplay’.
Assim, a produção intitulada “Sócrates Brasileiro” terá quatro episódios e explora a trajetória do icônico jogador. Nascido em Belém (PA), o eterno camisa 8 do Timão passou a infância e adolescência em Ribeirão Preto (SP), onde se formou em medicina pela USP e iniciou sua carreira no Botafogo-SP.
A expectativa da família de Sócrates para o seriado
Dessa forma, o documentário promete um retrato profundo do legado do “Doutor”. Raimar, irmão de Sócrates, participou da produção e destacou a sensibilidade de Salles ao conduzir a narrativa. Segundo ele, a conexão do diretor com a história do ex-jogador foi imediata.
🎩⚽ Hoje celebramos o legado de um dos maiores gênios que já vestiram a amarelinha! Doutor dentro e fora de campo, Sócrates encantou o mundo com sua elegância, inteligência e compromisso com o futebol arte.
Parabéns eterno Magrão! 💛💚 Sua classe, seus toques de calcanhar e sua… pic.twitter.com/xcjADvSm09
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) February 19, 2025
“A forma sutil como ele trabalhou, a riqueza de detalhes, nos deixou muito à vontade. Quando nos reunimos, dava para ver a felicidade no rosto dele. Ele conquistou a família na hora”, contou Raimar.
A série revisita momentos marcantes da carreira e vida de Sócrates. Desde sua formação como médico até seu protagonismo na Democracia Corintiana, na luta contra a ditadura e pela redemocratização do Brasil.
“O Magrão teve um papel fundamental nas mudanças do país, nas Diretas Já, e isso se conecta muito com o que o Walter gosta de contar”, destacou o irmão do craque, que também ressaltou a visão do ex-jogador sobre o futebol: “O Sócrates sempre viu o futebol como arte popular, um espetáculo para o povo. Acho que o Walter já o admirava e se aprofundou ainda mais.”
Com o recente reconhecimento da Academia, a família do ídolo do Corinthians acredita que o documentário trará uma abordagem cinematográfica à altura de sua história: “Acompanhamos o Oscar, e é um privilégio ter o Walter Salles ajudando a eternizar o legado do Sócrates. Ele merece esse nível de homenagem.”
Atualmente, o documentário em fase de montagem, “Sócrates Brasileiro” ainda não tem data de estreia definida. Sócrates faleceu em 4 de dezembro de 2011, aos 57 anos, vítima de uma infecção generalizada.