A meio-campista Lena Oberdorf quebrou o silêncio em relação ao machismo sofrido no futebol. Em fala ao podcast “Popcorn und Panenka”, a jogadora do Bayern de Munique expôs a sua revolta quando verifica o conteúdo que viraliza nas redes sociais após as partidas, frequentemente recheados de sexismo.
“Quando entro no TikTok depois dos jogos, vejo centenas de edições. Quando levanto minha camisa para limpar o suor, o resultado são cinco edições com música sexy”, disparou Oberdorf. Inclusive, a atleta dos Bávaros revelou que passou a ter cuidado até com a forma que cai em campo, para que os ângulos não sejam aproveitados de forma maliciosa.
“Às vezes, quando estou caída no chão, penso: ‘Esta é uma posição desfavorável’. Nós não caímos tanto no chão porque queremos continuar jogando. Isso se tornou um problema para mim. […] Porque muitas pessoas dão zoom quando você está deitada. Certa vez, vi um vídeo de um cara sentado na arquibancada do Wolfsburg dando zoom no celular enquanto as jogadoras estavam se alongando”, continuou Lena.
Ver essa foto no Instagram
Quem é Lena Oberdorf, do Bayern de Munique?
A jogadora tem 23 anos e defende os Bávaros no futebol alemão, sendo uma das principais meio-campistas do mundo. Lena desenvolveu a sua carreira toda no país, revelada pelo Essen e logo transferida para o Wolfsburg, um dos principais times do cenário global.
Além disso, Oberdorf foi eleita a melhor atleta da Champions League de 2022/2023. A estrela também disputou as Copas do Mundo de 2019 e 2023 (Lena defende a equipe nacional desde o sub-15). Ela chegou a ser convocada para os Jogos de Paris 2024, mas uma lesão ligamentar no joelho atrapalhou os planos.
Pelo seu talento técnico, marcou presença no “time ideal” da Fifa de 2022. Na Bundesliga, suas estatísticas são de cinco gols e três assistências em um total de 17 partidas disputadas na temporada.