A chegada de Neymar no Santos ainda não trouxe resultados dentro de campo, já que o jogador ainda não fez sua estreia oficial, prevista para quarta-feira, 5, contra o Botafogo-SP. No entanto, fora das quatro linhas, o retorno do ídolo à Vila Belmiro movimentou milhares de torcedores para o estádio santista, no dia de sua apresentação, e também movimentou uma legião de seguidores nas redes sociais.
Desde a confirmação do craque no clube alvinegro, o chamado ‘Efeito Neymar’ promoveu uma mudança e tanto no engajamento e nos números do Santos. No período, o Peixão alcançou um crescimento de 5 milhões de seguidores nas redes, superando a marca que antes havia sido estabelecida pelo Flamengo, que segue sendo o clube mais seguido do Brasil.
‘Efeito Neymar’ alavanca redes sociais do Santos
Em 2024, o Flamengo conseguiu alavancar suas redes sociais de maneira exponencial, com impressionantes 4,1 milhões de novos seguidores, isolando-se ainda mais como líder na categoria, de acordo com o ‘Ibope Repucom’. Porém, o salto de engajamento que o Peixe registrou desde o início do ano supera a marca registrada pelo Mengão.
Ver essa foto no Instagram
Segundo dados registrados pelo ‘UOL’, o Santos promoveu um salto de aproximadamente cinco milhões de fãs nas redes sociais. O clube, que iniciou 2025 com 14,1 milhões de seguidores em todas as redes, já totaliza algo próximo dos 19 milhões de usuários que acompanham a equipe pela internet. Apesar do crescimento muito importante, o Alvinegro ainda está longe da liderança nacional nesse quesito.
De acordo com a base registrada pelo ‘Ibope Repucom’, o Peixão é o quinto clube com mais seguidores do Brasil, levando em consideração as contas no Instagram, Facebook, X, TikTok e YouTube. O Santos ainda está abaixo dos rivais São Paulo, Palmeiras e Corinthians, além do líder com larga vantagem Flamengo, com mais de 61 milhões de fãs nas redes.