O Santos não teve o melhor dos inícios no Campeonato Paulista, amargou algumas derrotas em sequência, mas voltou aos trilhos após vitória de virada contra o São Paulo, no último sábado, 1. No entanto, um ponto de destaque na campanha do Peixão está no ataque, veste a camisa 11 e é o atual artilheiro da competição: Guilherme.
Após seis rodadas de Paulistão, Guilherme é o artilheiro isolado do campeonato, com sete gols marcados. No momento, os jogadores que mais ameaçam a artilharia do atacante santista são Daniel Amorim, do Velo Clube, e Talles Magno, do Corinthians, ambos com quatro tentos anotados. Porém, se o Amado, como é conhecido pela torcida do Peixe, manter o ritmo, pode quebrar uma sequência de dez anos na competição.
Guilherme pode trazer de volta a artilharia para o Santos
Há nove anos sem títulos e com campanhas abaixo do esperado nos últimos anos, com exceção de 2024, quando voltou a ser finalista, o Santos tem um histórico recente positivo no Paulistão. Sendo assim, faz anos que não emplaca um jogador como artilheiro isolado da competição, exatos dez anos para ser preciso.
Em 2015, ano que o Santos se sagrou campeão após final decidida contra o Palmeiras, foi a última edição que o Peixe teve um artilheiro isolado no Campeonato Paulista. Naquela edição, ainda disputada em modelo anterior, com 15 jogos na primeira fase, o clube alvinegro tinha Ricardo Oliveira no comando do ataque, que marcou 11 gols e terminou como goleador máximo.
Ver essa foto no Instagram
A última edição que o Peixão teve um jogador que terminou como artilheiro, mas ao lado de outros atletas, foi em 2019. Na ocasião, Jean Mota marcou sete gols, mesmo número de Guilherme com apenas seis rodadas, e decretou um empate quadruplo na artilharia. Além do santista, Rafael Costa, do Botafogo-SP, Diego Cardoso, do Guarani, e Ytalo, do Red Bull Brasil, também marcaram sete vezes.