Neymar, conhecido mundialmente por seu talento e carisma no futebol, vive uma fase de incertezas desde sua transferência para o Al Hilal, do futebol saudita. Em um período marcado por lesões e muitas especulações, ele participou de apenas sete jogos desde sua chegada ao clube de Riad, acumulando apenas 428 minutos em campo. Tudo isso vem gerando grandes questionamentos em torno do futuro de sua carreira.
Após uma longa recuperação devido a uma lesão de ligamento no joelho, ocorrida em outubro de 2023, Neymar está tentando retomar sua forma e finalmente justificar a enorme expectativa gerada com sua transferência no valor de £80 milhões. Entretanto, questões de saúde ainda são uma barreira, como um recente problema abdominal que o tirou de mais uma partida importante.
Neymar realmente voltará a brilhar?
Diante dos questionamentos, Neymar se tornou protagonista de um artigo do NY Times, um dos jornais mais conceituados do mundo. A matéria escrita pelo jornalista Nick Miller abordou as opções para o futuro do camisa dez. Por outro lado, o texto também avaliou o ‘fracasso’ do brasileiro na Arábia Saudita, mas também a visão de que a carreira do astro não teria chegado ao ápice que se esperava.
Ver essa foto no Instagram
“Ele já parece ser um homem esquecido na nação do Golfo, com seu rosto ausente de muitos dos outdoors que você vê pela capital Riad anunciando a SPL, com colegas como Cristiano Ronaldo , Karim Benzema e Riyad Mahrez muito mais proeminentes no esforço de marketing para a Copa do Mundo de 2034, que a Arábia Saudita sediará“, escreveu Nick Miller no artigo do NY Times.
Embora Neymar não tenha voltado a atuar consistentemente pelo Al Hilal, ainda há esperança de que ele consiga brilhar na temporada 2024-2025. O clube, que já garantiu vaga no expandido Mundial de Clubes, vê no brasileiro uma grande oportunidade de projeção internacional. Contudo, é necessário que ele esteja registrado e apto a jogar, o que implica na possível saída de outro estrangeiro da equipe.
O que o futuro reserva?
Com seu contrato prestes a expirar, diversas possibilidades se abrem para Neymar. Uma delas é a volta ao Santos, clube onde se tornou ídolo e no qual ainda mantém grande prestígio. Esta opção seria um retorno simbólico, encerrando sua carreira onde tudo começou. Existe também a especulação de que ele possa se envolver em investimentos no clube brasileiro, dado o recente interesse de jogadores famosos nos times locais.
“A versão resumida é que nenhuma decisão foi tomada ainda sobre o futuro de Neymar — uma fonte próxima ao jogador, que como outros consultados para este artigo falou anonimamente para proteger relacionamentos, insistiu que o foco é que ele fique em forma e realmente jogue futebol“, explicou o jornalista. Vale lembrar que Neymar ainda não foi inscrito pelo Al Hilal na Liga Saudita. Com isso, ele pode jogar apenas nos torneios internacionais.

O que pensa o Al Hilal?
Obviamente, o Al Hilal não demonstra estar satisfeito com o rendimento de Neymar. O dinheiro gasto para ter o jogador ainda não retornou aos cofres sauditas com atuações, gols e divulgações. Assim, muito se especulou em torno de uma possível rescisão de contrato entre as partes. Mas os valores envolvidos em um rompimento seriam amplamente prejudiciais ao jogador e ao clube saudita.
“Da perspectiva dele, ir embora agora seria abrir mão de uma grande quantia de dinheiro: ele ainda tem cerca de £60 milhões a receber e, embora ele não abrisse mão de tudo isso em nenhum acordo, há uma maneira infalível de garantir que ele receba tudo“, contou Nick Miller em seu artigo.
Como Neymar terminará a carreira?
“A carreira de Neymar tem sido curiosa. Alguns dirão que foi uma decepção, que ele nunca cumpriu realmente sua promessa. Mas isso é um problema de expectativas, e não uma falha de Neymar. Se a carreira dele terminar assim, prejudicada por lesões, será uma pena enorme. Mas talvez haja um último capítulo glorioso, sentimental ou emocional na história de Neymar“, finalizou o jornalista.