Após um 2024 agitado, com títulos inéditos, polêmicas e momentos emocionantes, o ano novo chegou. E, com a chegada de 2025, é momento dos clubes brasileiros se prepararem para uma nova temporada. Os tradicionais campeonatos estaduais abrem os trabalhos aqui no Brasil, mas alguns times montaram agendas para entrarem em ação antes mesmo.
A princípio, é bom pontuar que 2025 será uma temporada atípica para o futebol brasileiro, levando em consideração que será o ano de estreia do novo modelo do Mundial de Clubes. Sendo assim, a previsão feita pela CBF é das competições começando ainda mais cedo e com o fechamento do ano mais tarde, podendo invadir a segunda quinzena de dezembro.
Como os times se preparam após o ano novo?
Dessa forma, pelo que foi informado pela CBF até o momento, tudo está pronto para os principais campeonatos estaduais terem seu início no dia 12 de janeiro. Com esse começo precoce, o Brasileirão também começa mais cedo, antes da chegada do mês de abril, caso tudo caminhe como o previsto, mas tem última rodada reservada para o dia 21 de dezembro.
Ver essa foto no Instagram
Com o início dos estaduais tão cedo, é alguns times optaram por uma “pré-temporada” durante a disputa dos torneios regionais. O FC Series é um exemplo dessas preparações, que irá acontecer na Florida, nos Estados Unidos, e contará com a presença de Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo e São Paulo, além do norte-americano Orlando City.
Assim, com primeiro jogo no dia 15 e último no dia 25 de janeiro, as equipes irão se alternando para ter dois confrontos nos Estados Unidos cada. Contudo, enquanto as equipes estiverem em solo norte-americano, é esperado que um elenco alternativo dê sequência nos jogos dos Campeonatos Mineiro, Carioca e Paulista.
Com a exceção desses torneios de “pré-temporada”, a grande maioria dos times brasileiros realizam jogos-treinos, em seus próprios centros de treinamentos, antes do início dos estaduais. O principal objetivo é ver como está o vigor físico de seu elenco, a tempo de correções para o início da temporada.