Edson Arantes do Nascimento foi um dos homens mais importantes do último século e, mesmo após sua morte, segue sendo um dos nomes mais famosos do planeta. Porém, a imensa maioria das pessoas o conhece por um apelido carinhoso e que surgiu de forma despretensiosa: Pelé. No entanto, qual é a origem dessa alcunha reconhecida mundialmente?
Nascido em Três Corações, em Minas Gerais, Edson se mudou para Bauru, no interior de São Paulo, em 1944, ano em que completou quatro anos. João Ramos do Nascimento, pai de Pelé, também foi conhecido por um apelido durante sua carreira de jogador. João, recém-contratado pelo Lusitana Atlético Clubes, era chamado de Dondinho.
Como Edson virou Pelé?
O filho mais velho de Dondinho era Edson, que antes mesmo de virar Pelé já tinha um apelido carinhoso. Os familiares e pessoas mais próximas o chamavam de Dico, e sempre foi nítida sua paixão pelo futebol. Acompanhando o pai em jogos e brincando com a bola desde jovem, o pequeno gostava de estar entre os mais velhos dentro de campo.
Ver essa foto no Instagram
Em uma brincadeira de criança, que muitos dos jovens brasileiros já passaram alguma vez na vida, Dico, às vezes, gostava de jogar como goleiro. Assim, a cada defesa que fazia, a criança bradava o nome do goleiro do Vasco da Gama de São Lourenço, um dos times que Dondinho passou: José Lino da Conceição Faustino, mais conhecido como “Bilé”.
Dessa forma, em todas as suas intervenções, o pequeno Edson gritava: “Bilé!”. Porém, como ainda tinha quatro anos e sua dicção não era das melhores, sua expressão soava como “Pilé”, ou algo do tipo. A confusão foi motivo de brincadeira entre os amigos do Rei, que resolveram o chamar de Pelé para irritá-lo e o apelido pegou.
Com isso, em Bauru, cidade em que viveu bons anos até sua adolescência, Edson passou a ser conhecido como Pelé. Foi dessa forma, inclusive, que o jovem foi apresentado no Santos e iniciou sua trajetória irreparável no futebol mundial.