O Botafogo viveu um ano mágico em 2024. Quebrando um jejum de quase três décadas de troféus de grande porte, o clube carioca voltou a vencer o Campeonato Brasileiro, que teve última conquista em 1995, além do título inédito da Libertadores. Em recuperação do complicado 2023, relembre como foi o ano mágico do Fogão!
Por incrível que pareça, a temporada do Botafogo começou muito conturbada. Com uma campanha abaixo da média no Campeonato Carioca, sob o comando de Tiago Nunes, o Glorioso terminou a primeira fase na quinta colocação. Assim, o time ficou de fora da disputa do título estadual e competiu apenas a Taça Rio, torneio entre o 5º e o 8º colocados da Taça Guanabara.
Em 2024, foi tempo de Botafogo!
Com isso, o Botafogo passou por uma mudança de comando e teve Artur Jorge como novo treinador. Mesmo com o começo regular no Brasileirão, o time sofreu um pouco na Libertadores. Após passar por duas fases prévias, o Glorioso enfrentou dificuldades e perdeu os dois primeiros jogos da fase de grupos. Assim, a equipe buscou recuperação e avançou às oitavas de final.
Ver essa foto no Instagram
Oitavas de final foi a fase que o Glorioso foi eliminado da Copa do Brasil, em duelo contra o Bahia. Na Libertadores, em contrapartida, os cariocas passaram pelo Palmeiras. Nas quartas superaram o São Paulo, em confronto decidido nos pênaltis, e chegaram à final após superar o Peñarol em placar agregado de 6 a 3.
Dessa forma, na reta final da temporada, o Glorioso chegou na final da Libertadores, contra o Atlético-MG, e também estava na liderança do Brasileirão. Assim, em intervalo de oito dias, o Fogão conquistou o título inédito da América do Sul e voltou a comemorar o Campeonato Brasileiro após 29 anos. No fim do ano, o clube carioca disputou a Copa Intercontinental, mas perdeu por 3 a 0 nas quartas de final contra o Pachuca.
Desde o início da temporada, o Botafogo tinha uma equipe sólida, levando em consideração a base construída na última temporada. Porém, a janela de transferências de julho foi determinante para o sucesso do Glorioso, contando com a chegada de nomes como Thiago Almada, Alex Telles e Vitinho.