O Manchester City vive um momento preocupante na Premier League, com um desempenho que se aproxima da zona de rebaixamento. A derrota por 2 a 1 para o Aston Villa no último sábado não apenas expõe fragilidades da equipe, mas também coloca os campeões em uma posição incômoda na tabela de desempenho dos últimos oito jogos.
Nos últimos oito confrontos, o City somou apenas quatro pontos — mesma pontuação do lanterna Southampton, que contabiliza uma vitória, um empate e seis derrotas no mesmo período. Caso os Saints, que recentemente contrataram Ivan Juric como treinador, conquistem pelo menos um ponto contra o Fulham no domingo, o Manchester City terá a pior sequência de resultados da divisão.
View this post on Instagram
Guardiola reconhece dificuldades e aponta soluções
Apesar das críticas, Pep Guardiola destacou alguns fatores que contribuem para o baixo desempenho. Entre eles, as lesões de jogadores fundamentais como Ederson, Nathan Aké, Ruben Dias e a ausência prolongada do meio-campista Rodri. Mesmo assim, o treinador espanhol demonstrou confiança na recuperação do time:
“Depende de nós. A solução é trazer os jogadores de volta. Temos apenas um zagueiro central apto, o que é difícil. Vamos tentar no próximo jogo — outra oportunidade, e não pensamos muito além disso”, afirmou Guardiola.
O treinador também refletiu sobre as causas do mau momento: “Sofremos gols que não sofríamos antes, não marcamos os gols que marcávamos antes. O futebol não é apenas uma razão. São vários pequenos fatores. Temos que encontrar um caminho, passo a passo, mais cedo ou mais tarde, para voltar ao caminho certo.”
Villa explora falta de confiança do City
Enquanto isso, o Aston Villa soube capitalizar sobre a instabilidade do adversário. O técnico Unai Emery destacou as fragilidades do Manchester City e como isso influenciou o resultado:
“O Manchester City está um pouco abaixo da confiança que normalmente tem. O segundo tempo foi diferente, dominamos e marcamos. Nessas circunstâncias, eles se sentiram ainda pior do que no primeiro tempo”, afirmou Emery após o jogo.
Erling Haaland admite crise de confiança
Uma das estrelas do time, Erling Haaland, também reconheceu o impacto da falta de confiança dentro do elenco. Em declaração à TNT, o atacante norueguês foi franco:
“Claro, [os níveis de confiança] não estão no melhor. Sabemos o quão importante a confiança é, e isso afeta qualquer ser humano. Temos que continuar e permanecer positivos, mesmo que seja difícil.”
🔵👀 Erling Haaland: “Pep Guardiola won the Premier League six times in seven years. We will never forget that, he will find the solutions”.
“We still believe in Pep, and we have to work harder than ever right now”. pic.twitter.com/yetEFSvFTW
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) December 21, 2024
Haaland, que soma 76 gols em 83 jogos na Premier League desde sua chegada em 2022, teve uma atuação apagada contra o Aston Villa, com apenas um chute e um toque na área adversária. Apesar disso, Guardiola defendeu seu principal atacante:
“Sem ele, estaríamos ainda piores, mas gosto que os jogadores se sintam assim. Ele precisa que as bolas cheguem nos lugares certos, mas vai lutar pela próxima oportunidade”, concluiu o treinador.
LEIA MAIS: Guardiola descarta treinar outro clube após o City: “Talvez uma seleção”