Nesta segunda-feira (18), Espanha e Portugal marcaram presença em seus últimos compromissos de 2024. Pela última rodada da Nations League da UEFA, as seleções, que já estavam garantidas na primeira colocação de seus respectivos grupos, entraram em campo em busca de mais três pontos. Mesmo que a partida não valesse muito para a dupla ibérica, seus adversários viam o confronto com outros olhos.
A Suíça, adversária da Fúria, não havia ganhado nenhuma partida na competição e precisava de uma combinação de resultados para se manter na Liga A. Infelizmente, os atuais campeões europeus mantiveram a boa fase e venceram os suíços por 3 a 2, em um jogo com três pênaltis marcados, decretando o rebaixamento da seleção suíça. O desfecho foi diferente na partida de Portugal, onde a Croácia saiu atrás, mas batalhou diante de seus torcedores e conseguiu o empate que garantiu a vaga nas quartas de final. Confira como foram as partidas:
Espanha x Suíça
O técnico Luis de la Fuente optou por poupar grande parte de seus titulares, o que deu espaço para jovens talentos brilharem em um jogo cheio de reviravoltas. A Espanha abriu o placar apenas no fim do primeiro tempo, mas antes disso teve uma grande oportunidade desperdiçada. Pedri perdeu uma cobrança de pênalti, mas Yeremy Pino aproveitou o rebote do goleiro para marcar o primeiro gol da partida.
Logo no início da etapa final, a Suíça empatou com um gol de Jöel Monteiro, que marcou pela primeira vez com a camisa da seleção suíça. A resposta espanhola foi rápida. Cinco minutos depois, Bryan Gil, que entrou no segundo tempo, recolocou a Espanha à frente com um belo gol. O atacante do Girona fez uma jogada individual, contou com a falha da defesa suíça, e marcou o 2 a 1.
No entanto, a Suíça voltou a empatar nos minutos finais. Andi Zeqiri converteu uma cobrança de pênalti, deixando o placar em 2 a 2. Quando parecia que o jogo terminaria empatado, a Espanha teve mais um pênalti a seu favor nos acréscimos. Bryan Zaragoza assumiu a responsabilidade e garantiu a vitória espanhola por 3 a 2, fechando a partida com chave de ouro.
View this post on Instagram
Croácia x Portugal
No confronto marcado pela ausência de Cristiano Ronaldo, poupado e sequer relacionado, a seleção de Portugal apresentou um time recheado de jovens promessas e conseguiu segurar a pressão da Croácia em um empate movimentado por 1 a 1.
Portugal mostrou eficiência ofensiva. Aos 33 minutos do primeiro tempo, a equipe rubro-verde abriu o placar com uma jogada de grande velocidade. Vitinha lançou João Félix, que invadiu a área e finalizou com categoria, mandando a bola entre as pernas do goleiro Livakovic e balançando as redes.
Na etapa final, a Croácia cresceu no jogo e chegou ao empate aos 16 minutos, quando o zagueiro Josko Gvardiol cabeceou com estilo após um lançamento de Luka Modric. Contudo, a alegria foi curta: o VAR apontou impedimento milimétrico do defensor do Manchester City, anulando o gol.
Aos 20 minutos, os croatas finalmente igualaram o placar. Nikola Moro fez grande jogada pela direita, deixando a defesa portuguesa para trás, e cruzou na medida para Gvardiol, que desta vez chegou batendo de chapa, sem chances para o goleiro José Sá.
O empate trouxe mais intensidade ao jogo. Aos 28 minutos, Portugal teve uma oportunidade clara para retomar a vantagem. Após cruzamento preciso da direita, Nuno Mendes apareceu livre no segundo pau, mas parou em uma defesa espetacular de Livakovic.
A resposta croata veio logo em seguida. José Sá, que havia dado rebote em um chute de longa distância, fez uma recuperação incrível ao impedir que Budimir completasse para o gol. Já nos acréscimos, Budimir protagonizou o último grande momento do jogo, acertando um belo voleio que explodiu na trave, arrancando suspiros da torcida croata.
O sorteio das quartas de final da Nations League será realizado na próxima sexta-feira (22), na sede da UEFA. Os líderes dos quatro grupos estarão em um pote e cruzarão com os segundos colocados.
LEIA MAIS: Por trás de um craque: A comovente história do pai de Cristiano Ronaldo