A confirmação do título do Flamengo na Copa do Brasil fez com que alguns times da elite nacional comemorassem junto com os cariocas. Isso porque o feito abre mais uma vaga de classificação para a Copa Libertadores do próximo ano via Brasileirão, abrindo o grupo para G-7, com dois favoritos pela vaga extra, mas podendo ainda ampliar este número.
Até o último sábado, 9, apenas Botafogo, Palmeiras e Fortaleza detinham a confirmação da vaga, mas outros dois times conseguiram se garantir após o resultado da copa. O Flamengo, campeão e com a vaga automática, e o Internacional, que já não é ultrapassado pelo atual oitavo, além de ver o São Paulo com 99,9% de chances de confirmar também.
Favoritos para o G-7
A partir de então, Cruzeiro e Bahia passaram a ser os favoritos pela sétima vaga aberta pelo Flamengo no último domingo, 10. Neste momento, o Cabuloso está na posição, com 47 pontos conquistados, sendo um a mais do que o Tricolor de Aço, restando ainda cinco partidas por serem disputadas até o final da temporada.
Flamengo campeão da Copa do Brasil. Com isso, abriu uma vaga pro g-7 do Brasileirão.
Se o Botafogo ganhar a libertadores abre vaga no g-8. Caso o Cruzeiro ganhe a Sula é g-9.
Se o galo vencer a libertadores não abre nenhuma vaga pra pré. pic.twitter.com/Nuf6iBlnxn
— Vascord (@VascoCord) November 10, 2024
Apesar de os dois serem os grandes favoritos, times que disputavam a fuga do rebaixamento até outro dia também aparecem com possibilidades, como Vasco e Corinthians. Atualmente o Cruzmaltino tem 43 pontos conquistados, enquanto o Timão tem 41 e aparece na frente do Atlético-MG, que também conta com 41 pontos, mas tem dois jogos a menos do que os rivais.
Vale lembrar que há grandes chances de este grupo aumentar ainda mais com as decisões continentais das próximas semanas. Enquanto o Cruzeiro disputa a Copa Sul-Americana no próximo dia 23, podendo abrir mais uma vaga, a final da Libertadores, no dia 30, entre Botafogo e Atlético-MG garantiria um G-9 ao final do ano.
LEIA MAIS EM: O Brasil pode ter um recorde de times na próxima edição da Libertadores