Após cinco anos de um trabalho de reconstrução no clube, o diretor esportivo do Arsenal, Edu Gaspar, tem saída acertada para os próximos dias. O ex-jogador brasileiro deixa o time de Londres com o retorno à briga por títulos e à Champions League, que não era nem disputada pelo clube há algumas temporadas.
Desde 2019 no cargo, Edu Gaspar pegou um time próximo da indefinição sobre o que seria do futuro. Os Gunners viviam um início de trabalho com Unai Emery, que havia chegado como o sucessor de Arsene Wenger, ídolo histórico que ficou no cargo por 22 anos, entre 1996 e 2018, conquistando inúmeros títulos no período.
Trajetória no Arsenal
Depois da chegada do brasileiro, o comandante espanhol ficou até novembro de 2019, quando acabou sendo demitido para a chegada de Mikel Arteta, que era auxiliar técnico do Manchester City até então. A primeira temporada terminada na oitava posição da Premier League não foi o começo esperado pela torcida, que já começou a pedir a cabeça do técnico.
🚨 Arsenal director Edu Gaspar, set to leave the club — @SamiMokbel81_DM reports.
Brazilian director has been crucial part of the project, pivotal to rebuild the squad with Mikel Arteta. pic.twitter.com/mHoiwfqz0a
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) November 4, 2024
Com uma nova oitava posição na temporada seguinte, a primeira com o espanhol no comando desde o início, a equipe passou a ter uma evolução gradual, chegando em quinto no ano seguinte. Em 2022/23 foi quando o trabalho realmente deslanchou, retornando à Champions League após alguns anos fora e ficando com a vice-colocação do torneio nacional, brigando ponto a ponto até o final.
No último ano a história se repetiu e foram apenas dois pontos separando o Arsenal do City, que se tornou tetracampeão consecutivo do torneio na oportunidade. Após isso, Edu até fez o planejamento para esta temporada, mas acabou decidindo sair sem deixar maiores explicações de forma pública até o momento. A expectativa é que o diretor comente o assunto após a oficialização.
Vale ressaltar que a informação inicial foi dada pelo Daily Mail, da Inglaterra, e corroborada por Fabrizio Romano, jornalista especializado em transferências. O italiano também garante que Edu Gaspar já vem sendo monitorado por times como o Nottingham Forest e o Olympiacos, da Grécia. Antes do Arsenal, ele teve passagens por Corinthians e Seleção Brasileira.
LEIA MAIS EM: Neymar no Arsenal? A bomba que ninguém esperava