A principal polêmica da Bola de Ouro de 2024 foi marcada pela ausência de qualquer representante do Real Madrid na cerimônia. Isso se deu pela entrega do prêmio a Rodri, do Manchester City, deixando Vini Jr na segunda colocação e levando os Merengues a pressionarem o diretor da revista France Football, que organiza o prêmio.
“Tive muita pressão do Real Madrid, mas, como acontece com outros clubes, fui sempre claro e justo. Talvez o meu silêncio os tenha levado ao limite, mas fiz igual com os outros. Fiquei desagradavelmente surpreendido com a ausência deles“, falou Vincent Garcia, diretor-chefe da revista que ainda explicou ter combinado com todos que o vencedor não seria revelado com antecedência, como acontecia nas últimas edições.
Vini realizou o seu sonho de criança e não era ganhar a bola de ouro.
Era o mundo torcer por ele.
pic.twitter.com/7ZAamyU8Cy— Noite de Copa (@Noitedecopa) October 28, 2024
Na sequência, o profissional ainda explicou o que pode ter prejudicado Vini Jr na matemática para superar Rodri na disputa. Segundo ele, a grande temporada do Real Madrid o fez dividir votos com nomes como Carvajal e Bellingham, além de outros três representantes do clube no top-30.
“É evidente que o Vinícius sofreu com a presença de Bellingham e Carvajal no top-5, porque matematicamente isso lhe tirou alguns pontos. Isto também reflete a temporada do Real Madrid, que teve três ou quatro jogadores (entre os candidatos), e os jurados repartiram os seus votos entre eles, o que acabou por beneficiar o Rodri“, completou para a “L’Equipe Tv”.
Vale lembrar que o Real Madrid decidiu mudar os planos e cancelar o voo que levaria 50 pessoas que trabalham no clube para Paris, participar da premiação. O motivo foi exatamente a derrota de Vinícius, que também foi tida como injusta para diversos torcedores e especialistas em todo o mundo.