O técnico Dorival Júnior anunciou nesta sexta-feira (6) a convocação do lateral-esquerdo Alex Telles, do Botafogo, para os jogos da Seleção Brasileira contra Peru e Chile, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Telles substitui Guilherme Arana, do Atlético-MG, que foi cortado após ser diagnosticado com uma lesão na coxa esquerda.
Essa é a segunda mudança na lista de convocados para as próximas rodadas das Eliminatórias. Na sexta-feira, Dorival já havia chamado o zagueiro Beraldo, do Paris Saint-Germain, no lugar de Bremer, da Juventus, que também se lesionou.
É a primeira vez que Dorival Júnior convoca Alex Telles desde que assumiu o comando da Seleção. O lateral de 31 anos, que acumula 12 partidas pelo Brasil, não veste a camisa da equipe desde junho de 2023, quando participou de um amistoso contra Senegal, ainda sob o comando interino de Ramon Menezes. Telles integrou o elenco do Brasil na Copa do Mundo do Catar, em 2022, mas desde então não havia sido chamado novamente.
Ver essa foto no Instagram
Jogo do Brasil contra o Uruguai será em Salvador
Além das mudanças na convocação, a CBF confirmou nesta sexta-feira que o último jogo do Brasil como mandante em 2024 será na Arena Fonte Nova, em Salvador. O confronto, válido pela 12ª rodada das Eliminatórias, será contra o Uruguai, no dia 19 de novembro. A capital baiana volta a receber a Seleção após cinco anos — a última vez foi na Copa América de 2019.
O Brasil enfrenta o Chile no dia 10 de outubro, em Santiago, e o Peru no dia 15, em Brasília. Atualmente, a Seleção ocupa a quinta posição nas Eliminatórias, com 10 pontos, oito a menos que a líder Argentina e apenas um ponto à frente da Bolívia, que está fora da zona de classificação direta para a Copa do Mundo e da repescagem.
Convocados da Seleção Brasileira para as Eliminatórias
Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City)
Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Abner (Lyon), Alex Telles (Botafogo)*
Zagueiros: Beraldo (PSG)*, Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG)
Meio-campistas: André (Wolverhampton), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Lucas Paquetá (West Ham), Rodrygo (Real Madrid)
Atacantes: Endrick (Real Madrid), Igor Jesus (Botafogo), Gabriel Martinelli (Arsenal), Luiz Henrique (Botafogo), Raphinha (Barcelona), Savinho (Manchester City), Vinicius Junior (Real Madrid)