A manhã desta segunda-feira, 30, marcou a demissão de mais um técnico do Flamengo, mesmo depois da vitória sobre o Athletico-PR, pelo Brasileirão. Como é costume desde 2019, o nome de Jorge Jesus voltou a ser pauta entre os torcedores do clube que não esquecem a grande passagem do português no futebol brasileiro, mas esse pode ser um dos principais problemas para o clube não engrenar desde então.
As contratações são feitas da mesma forma, ou talvez até mais agressivas do que aconteciam na época que Jesus recebeu um elenco estrelado na busca de títulos. No momento que o profissional chegou, eram seis anos sem uma conquista de relevância nacional, e o Rubro-Negro terminou o ano com campanhas impecáveis nos títulos da Libertadores e do Brasileirão, além do futebol vistoso apresentado em tal temporada.
Jorge Jesus pelo Flamengo:
🏆 5 títulos
❌ 4 derrotasJorge Jesus pelo Al Hilal:
🏆 5 títulos
❌ 4 derrotasEle é BIZARRO 😮💨
— Messi Flamenguista (@messifla.bsky.social) September 28, 2024 at 1:41 PM
Mesmo assim, já faz mais de uma década que torcida e diretoria não passam uma temporada inteira satisfeita com o comandante que ocupa a área técnica. O ano de 2011 foi o último que um treinador passou inteiro no cargo pelo clube, com Vanderlei Luxemburgo. Desde então, já são 25 trocas de técnico, com algumas idas e vindas, sem contar quem esteve de forma interina no cargo, como Jayme de Almeida, que foi campeão da Copa do Brasil em 2013.
A questão é tão profunda, que até quem venceu acabou saindo após o fim do ano, como Dorival Júnior, que chegou em julho de 2022 para vencer a Libertadores e a Copa do Brasil, e mesmo assim não teve o contrato renovado. No ano seguinte, o Flamengo passou alguns meses com Vítor Pereira, que havia perdido a Copa nacional para o antigo treinador, enquanto Dorival voltou a ser campeão da competição pelo São Paulo, em cima do time carioca.
Agindo desta forma, o Flamengo se acostumou a ganhar e perder, vendo torcedores culparem comissões técnicas e a diretoria aceitar a pressão das arquibancadas. De qualquer forma, a saída de Tite dá uma nova esperança para a torcida, que já não acreditava no comandante e vê um horizonte em branco para buscar títulos até o final da temporada.