Em assunto que vem movimentando as redes sociais espanholas nos últimos dias, a LALIGA se pronunciou neste sábado, 28, sobre a campanha de ódio prometida pelo Atlético de Madrid contra Vinícius Júnior, em partida diante do Real Madrid. Em nota divulgada, a entidade prometeu denunciar e pedir a prisão de todos os participantes da campanha em questão.
Um exemplo da campanha realizada pelos espanhóis fãs do Atleti é o plano de realizar ações com conotações racistas para insultar o jogador brasileiro, utilizando máscaras como forma de evitar punições e dificultar a identificação dos agressores.
Vini Jr. é gigante!!!!!
Chega de hashtags, queremos o fim do racismo!!!
— Lívia Lamblet ★彡🎨 🇵🇸 🪑 (@livialamblet.com) May 21, 2023 at 7:53 PM
Veja a nota completa da LALIGA:
A LALIGA informa que denunciará formalmente e solicitará a detenção imediata dos instigadores de uma campanha de ódio que busca promover atos racistas e vexatórios no próximo jogo entre Atlético de Madrid e Real Madrid, programado para o dia 29 de setembro de 2024, às 16:00h (de Brasília).
A referida campanha constitui um crime de incitação ao ódio, claramente tipificado no Código Penal. A LALIGA condena energicamente essas ações que fomentam, promovem e incitam, direta ou indiretamente, o ódio contra uma pessoa determinada, neste caso o jogador Vinicius Jr, por conta de sua raça, com a concorrência, ainda, das circunstâncias agravantes dos parágrafos 3 e 4 do art. 510 do Código Penal, “por resultar os fatos aptos a alterar a paz pública”.
A LALIGA não tolerará em nenhuma circunstância esse tipo de comportamento. Esses atos não só prejudicam a imagem do esporte e do país, como também representam uma ameaça direta à integridade e ao bem-estar de todos os torcedores.
Além disso, desde a LALIGA, queremos destacar o comportamento cívico e exemplar da grande maioria dos torcedores, que demonstraram um firme compromisso com os valores do esporte. Muitos deles colaboraram ativamente na identificação dos autores de crimes de ódio no passado, como foi o caso dos lamentáveis incidentes relacionados a gritos racistas. Graças à sua cooperação, pudemos tomar as medidas necessárias para erradicar esse tipo de comportamento e garantir um ambiente de respeito no futebol.