A origem do clássico entre os times: localizada na região de North West England, a cidade de Manchester, um dos maiores polos industriais do país, em especial na produção de algodão, costumava utilizar o porto da vizinha Liverpool (pouco mais de 54 km de distância), o maior da Inglaterra, para exportar e importar seus produtos. Mas, perto do final do século XIX, as altas taxas cobradas pela cidade vizinha fizeram com que Manchester construísse seu próprio canal, o Manchester Ship Canal, inaugurado em 1894.
Isso prejudicou demais a economia de Liverpool e seus trabalhadores. Nasceu a animosidade. E ela se estendeu ao futebol: os dois grandes times das cidades começaram a brilhar tanto em casa quanto no continente. Se transformaram nos maiores vencedores da Inglaterra. E a rivalidade econômica virou futebolística. E a maior do país.
Artilheiros e a primeira partida do clássico
O primeiro encontro entre Liverpool e Manchester United aconteceu em 28 de abril de 1894, quando o Liverpool venceu o então Newton Heath por 2 a 0. Daí em diante, cada encontro entre as duas equipes foi carregado de emoção e controvérsias.
Maiores Artilheiros:
- Mohamed Salah (Liverpool): 14 gols
- Sandy Turnbull (Manchester United): 9 gols
- George Wall (Manchester United): 9 gols
- Steven Gerrard (Liverpool): 9 gols
As maiores goleadas no clássico Manchester United x Liverpool
As maiores goleadas acontecidas nesse clássico são memoráveis:
- Liverpool 7×0 Manchester United, 05 de março de 2023
- Liverpool 5×0 Manchester United, 19 de setembro de 1925
- Manchester United 0x5 Liverpool, 24 de outubro de 2021
- Manchester United 6×1 Liverpool, 05 de maio de 1928
Fatos que comprovam a rivalidade
Com tantos temperos e episódios, a rivalidade entre Manchester United e Liverpool está cheia de fatos curiosos:
- Gary Neville, ídolo do United, já disse: “Eu não suporto o Liverpool, não suporto as pessoas, não suporto nada a ver com eles!”
- Durante um jogo-treino em 1996, o zagueiro do Liverpool, Neil Ruddock, quebrou as duas pernas do jogador do United, Andy Cole.
Com tantos episódios marcantes e conquistas, a rivalidade entre Manchester United e Liverpool continua a ser a maior do futebol inglês e hoje mais um capítulo vai ser escrito pelos times.