O futebol saudita tem ganhado cada vez mais destaque internacional, especialmente pelas contratações de jogadores de renome mundial. A temporada 2024/25 promete ser intensa e cheia de emoções, principalmente após os reforços dos clubes como Al-Qadsiah, Al-Nassr e Al-Hilal.
O Al-Qadsiah, recém-promovido da segunda divisão e patrocinado pela gigantesca petroleira Aramco, é um dos principais destaques desta janela de transferências. O clube investiu fortemente, trazendo jogadores experientes para reforçar o elenco e buscar uma boa campanha na elite do futebol saudita.
Reforços de peso no Al-Qadsiah
Com o patrocínio milionário da Aramco, o Al-Qadsiah foi o time que mais contratou para a temporada 2024/25. Foram ao todo dez novas aquisições, sendo sete delas de jogadores estrangeiros. Entre os novos reforços, destacam-se Nacho Fernández, ex-Real Madrid, e Aubameyang, ex-Arsenal, que prometem dar um grande upgrade na qualidade do time.
Quais são os principais reforços dos clubes sauditas?
Além do Al-Qadsiah, outros cinco clubes também realizaram investimentos significativos com o apoio do Fundo Soberano Nacional.
- Al-Hilal: Atual campeão, focou na recuperação de Neymar após cirurgia no joelho.
- Al-Nassr: Com Cristiano Ronaldo e Mané, trouxe o goleiro Bento, ex-Athletico-PR, por 18 milhões de euros (R$ 110 milhões).
- Al-Ahli: Perdeu Saint-Maximin, mas contratou o volante Aleksander, ex-Fluminense.
- Al-Ittihad: Reforçou-se com Moussa Diaby, ex-Aston Villa, por 50 milhões de euros (R$ 305 milhões).
- Al-Ettifaq: Comandado por Steven Gerrard, contratou o goleiro Marek Rodak, do Fulham.
Existem clubes “pobres” na Liga Saudita?
Embora os investimentos estejam elevando o nível do campeonato, há uma insatisfação crescente nos clubes que não recebem apoio do Fundo Soberano Nacional. Clubes como o Al-Wehda enfrentam sérias dificuldades financeiras e lutam para montar elencos competitivos, o que acaba gerando uma disparidade significativa entre as equipes.
De acordo com o jornal espanhol “As”, essa diferença de investimentos traz à tona a crise entre os clubes milionários e os relegados. A temporada passada foi um reflexo dessa desigualdade, com o Al-Hilal dominando como campeão invicto, seguido por Al-Nassr e Al-Ahli. O único “intruso” entre os topo da tabela foi o Al-Taawoun, que conseguiu terminar em quarto lugar.
Expectativas para a Temporada 2024/25
Com um cenário de investimentos robustos e um campeonato cada vez mais competitivo, as expectativas para a temporada 2024/25 do futebol saudita são altíssimas. Os clubes que receberam investimentos provavelmente continuarão no topo, mas a esperança de surpresas e revelações faz parte da magia do futebol.
Os torcedores estão ansiosos para ver como as novas contratações se integrarão às suas respectivas equipes e quais serão os impactos nos resultados do campeonato. Certamente, a presença de estrelas como Neymar, Cristiano Ronaldo e Mané eleva o nível de interesse e competitividade no torneio.