O zagueiro Pepe, conhecido por ter defendido grandes clubes na Europa e a seleção portuguesa, anunciou nesta quinta-feira sua aposentadoria dos gramados. Ele se despede do futebol após ter ganhado tudo pelo Real Madrid e uma Eurocopa por Portugal, algo inédito na história do país. Veja o vídeo que ele divulgou em suas redes sociais mostrando seus títulos ao longo de sua carreira:
Ver essa foto no Instagram
Pepe, que nasceu Képler Laveran Lima Ferreira, não é português. O agora ex-futebolista nasceu em Maceió e seus primeiros passos no futebol foram na base do Corinthians Alagoano. Aos 18 anos, foi se profissionalizar no futebol português no pequeno Marítimo. Em 2004, despontou para o futebol mundial e foi para o Porto, clube onde fez grandes jogos e carimbou sua ida ao Real Madrid e sua nacionalidade portuguesa.
No clube merengue, criou-se uma imagem de que Pepe era um zagueiro violento, já que em certas partidas seu estilo de jogo acabava em expulsão por passar dos limites. Apesar disso, por lá ganhou todos os títulos possíveis em dez anos de clube: campeonatos nacionais, copas e três Champions Leagues.
Depois dos mais de 300 jogos com a camisa do Real, o atleta passou uma temporada no Besiktas, da Túrquia, antes de voltar ao Porto. Em 2024, ele recebeu sondagens para continuar atuando no futebol brasileiro ou saudita, mas optou por encerrar sua carreira. Com a seleção portuguesa, Pepe atuou 141 vezes (é o terceiro com mais jogos pelo país), marcou 8 gols e ganhou dois títulos.