Neste domingo (4), o Athletico-PR recebeu, na Ligga Arena, o Grêmio pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024. Embalado, o Tricolor chegou à sua terceira vitória em quatro jogos na competição e confirmou a retomada.
GANHAMOS! Athletico 0x2 #Grêmio
Com gols de Gustavo Martins e de Miguel Monsalve, batemos o Athletico no campo sintético da Ligga Arena! Foi uma partida disputadíssima, mas nossa torcida cantou alto e empurrou o time para mais uma vitória. 🇪🇪 #CAPxGRE #Brasileirão2024 pic.twitter.com/WuOD70DYa1— Grêmio FBPA (@Gremio) August 4, 2024
Embora o Furacão tenha começado com maior posse de bola e iniciativa, foi o Tricolor Gaúcho quem levou perigo real desde o início. Aos 10 minutos, Monsalve recebeu um ótimo passe de Fábio, mas a defesa do Athletico conseguiu afastar o perigo. Pouco depois, aos 17 minutos, Edenílson cobrou uma falta que exigiu boa defesa de Léo Linck. Na sequência, Gustavo Martins cabeceou, o goleiro defendeu, mas o zagueiro aproveitou o rebote para abrir o placar.
Logo no minuto seguinte, um erro de Léo Linck, que dominou mal a bola na pequena área, permitiu a Monsalve roubar a bola e ampliar para o Grêmio: 2 a 0. Monsalve chegou a marcar um terceiro gol, mas o árbitro anulou por conta de uma falta no volante Gabriel. Com a desvantagem no placar, o Athletico sentiu a pressão e a ansiedade tomou conta. Apesar de ter a posse de bola e trocar passes, a equipe paranaense não conseguiu levar perigo real ao gol de Rafael.
Na segunda etapa, o Grêmio ajustou sua estratégia, recuou as linhas e apostou nos contra-ataques. O Athletico, por sua vez, fez alterações na equipe e tentou pressionar. Cuello, aos oito minutos, e Julimar, logo em seguida, obrigaram Rafael a fazer boas defesas. Aos 23 minutos, Gamarra teve a chance de diminuir, mas chutou por cima do gol após ficar livre na área. O Grêmio respondeu com Edenílson, que obrigou Léo Linck a mais uma grande defesa.
Nos minutos finais, Edenílson cobrou uma falta na trave e Du Queiroz marcou no rebote, mas o gol foi anulado por impedimento. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: Athletico-PR 66,1% x 33,9% Grêmio
- Finalizações (certas): Athletico-PR 17 (4); Grêmio 8 (7)
- Faltas cometidas: Athletico-PR 12 x 12 Grêmio
- Passes certos (%): Athletico-PR 526 (93,1%); Grêmio 156 (80%)
Os dois times deixam o Campeonato Brasileiro de lado e mudam o foco para a Copa do Brasil. O Furacão visita o Bragantino na quarta-feira, às 19h, no interior paulista, enquanto o Grêmio decide vaga contra o Corinthians, no Couto Pereira, às 21h30, também na quarta.