Depois do empate em 2 a 2 pela 19ª rodada do Brasileirão, Corinthians e Grêmio voltaram a jogar na Neo Química Arena, em São Paulo, pela primeira partida das oitavas da Copa do Brasil, nessa trilogia entre os dois times. A primeira chance de perigo foi do Grêmio. Aos 8 minutos Soteldo foi pra cima de Matheuzinho pela ponta esquerda do ataque gremista, entortou o lateral do Corinthians, invadiu a área e ficou sem ângulo, mesmo assim tentou bater de trivela e a bola pegou na rede pelo lado de fora. Quatro minutos depois Garro cobrou falta na área, Raniele tocou fraco de cabeça e Marchesín, seguro, encaixou no meio do gol. Na próxima chegada corinthiana Charles, que fez seu primeiro jogo como titular, cruzou e Alex Santana mergulhou para cabecear, mas por cima do gol. O Grêmio passou muito perto de abrir o placar aos 35 minutos. Cristaldo sofreu e cobrou falta perigosa na entrada da área. O goleiro Hugo Souza salvou a primeira tentativa do camisa 10 do Grêmio e no rebote fez outra grande defesa no chute à queima roupa de Villasanti. Pouco depois o Corinthians quase marcou. Depois da falha de Rodrigo Ely, Garro bateu de primeira e quase fez um golaço. E pouco mais aconteceu no primeiro tempo.
A entrada do Ranieli em cima do Villasanti que resultou em expulsão do jogador do Corinthians.
🎥 Reprodução/Globopic.twitter.com/1w489uVFAv
— Mundo da Bola (@mundodabola) August 1, 2024
Precisando abrir vantagem nessa primeira partida o Corinthians mudou no intervalo. Wesley entrou no lugar de Charles, e Giovane entrou no lugar de Yuri Alberto. E foi de Giovane a primeira tentativa de ataque na segunda etapa. Ele foi lançado e tentou a finalização, mas sem perigo. Aos 6 minutos Raniele deu entrada forte e acertou o joelho de Villasanti. Ele tomou cartão amarelo, mas depois de ser chamado pelo VAR o árbitro Marcelo de Lima Henrique anulou o amarelo e expulsou o volante corinthiano. Ramon Diáz teve que mexer de novo e Ryan foi pro jogo no lugar de Romero. Aos 16 o Corinthians levou perigo na finalização de fora da área de Matheuzinho, defendida por Marchesín. A resposta do Grêmio foi com Cristaldo, e Hugo pegou. Mesmo com um jogador a menos o Corinthians manteve a competitividade. E aos 26 chegou bem com Garro pela esquerda, dando bom passe por elevação para Wesley, que bateu de primeira mas pegou mal na bola. Aos 29 Hugo Souza fez mais uma defesa brilhante. Villasanti ganhou a bola dividida na entrada da área, e a bola ficou com Arezo, mas o goleiro corinthiano , bem colocado, defendeu o chute do uruguaio. Aos 37 e aos 40 o Corinthians tentou chegar em bolas cruzadas na área, mas ninguém estava lá para a conclusão. O roteiro do final do jogo foi dramático para o torcedor corinthiano. Já nos acréscimos depois de um chutão de Hugo Souza, Giovane ganhou no corpo de Reinaldo e tocou com muita categoria encobrindo Marchesín. A festa na Neo Química Arena porém, foi frustrada depois que o VAR constatou impedimento do atacante do Corinthians. No apagar das luzes o Grêmio também perdeu um jogador, quando Gustavo Nunes acertou Pedro Henrique com o cotovelo.
O Timão fez… Mas não valeu! 😮
Nos acréscimos, Giovane, do @Corinthians , fez essa pintura, mas não valeu! Tudo igual em Itaquera! 🔥#CopaBetanoDoBrasil pic.twitter.com/o6NIx2oAbR
— Copa do Brasil (@CopaDoBrasilCBF) August 1, 2024
Com o 0 a 0 prevaleceu o resultado mais comum nos últimos confrontos entre os dois times. Nos últimos 10 jogos foram 8 empates e duas vitórias do Corinthians. Na próxima quarta-feira, 7, Grêmio e Corinthians decidem quem avança para as quartas-de-final da Copa do Brasil. A partida será no estádio Couto Pereira, em Curitiba.