Nesta quarta-feira (17), o São Paulo recebeu, no Morumbis, o Grêmio pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024. Após primeiro tempo dominante, o Tricolor Paulista viu o Grêmio pressionar na segunda etapa e contou com atuação de gala de Rafael para manter o 1 a 0 e levar os três pontos.
VAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMOS 🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪 pic.twitter.com/p7MBwjcJUh
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) July 18, 2024
No começo do jogo, parecia tranquilo para os mandantes, que, antes dos 10 minutos, já abriu o placar com um golaço de Lucas. E o ritmo do São Paulo não diminuiu. Com linhas altas, o Tricolor roubava a bola no campo do Grêmio e chegava muito perto do segundo gol, inclusive com uma bola no travessão após cabeçada de Robert Arboleda.
Na volta dos vestiários, parecia outro jogo. Com as entradas de Nathan e Felipe Carballo, o Tricolor Gaúcho começou em uma rotação diferente e já quase deixou tudo igual após Carballo receber cruzamento de Dodi e perder uma chance incrível.
E essa foi a toada da segunda etapa, o Grêmio dominando as ações e acuando o São Paulo, mas empilhando um caminhão de chances perdidas, muito graças ao goleiro Rafael, que atuou como um verdadeiro paredão e fechou o gol são-paulino. Mesmo a noite inspirada de Yeferson Soteldo não foi o suficiente.
Nos 13 minutos de acréscimos, um princípio de confusão ocorreu, acarretando na expulsão de Igor Vinícius. O Tricolor ainda perdeu uma chance clara de matar o jogo, com André Silva, que limpou bem a jogada, mas chutou para fora. E o placar ficou assim, 1×0 para o São Paulo. Confira alguns dados da partida:
- Posse de bola: São Paulo 52,1% x 47,9% Grêmio
- Finalizações (certas): São Paulo 13 (8); Grêmio 17 (5)
- Faltas cometidas: São Paulo 16 x 8 Grêmio
- Passes certos (%): São Paulo 367 (91,3%); Grêmio 322 (86,6%)
O São Paulo conquista a quinta vitória em seis jogos e entre de vez na briga tanto pelo G-4 quanto pela eventual liderança do Brasileirão. Já os pontos perdidos custaram caro o Grêmio que continua longe de sair da zona de rebaixamento.
Na próxima rodada, o São Paulo viaja para Brasília e se prepara para o embate contra o Juventude, no Mané Garrincha. Já o Grêmio volta para casa e tem um confronto direto com o Vitória.