Os impactos das mudanças climáticas no planeta são um dos desafios mais urgentes da atualidade. Para destacar essa questão, o Brasileirão 2024 tornou-se palco de uma campanha inusitada: a aparição de um astronauta nos estádios chamou a atenção nas redes sociais.
A campanha é uma iniciativa da CBF em parceria com o sportv/Premiere, realizada pela produtora Square Pixel com consultoria criativa da White Rabbit. Durante algumas partidas do campeonato, um personagem vestido de astronauta apareceu, portando uma mensagem clara: “Cuidem do planeta Terra. Só aqui tem futebol.”
A primeira aparição do astronauta ocorreu no confronto entre Vasco e Fortaleza, em São Januário, no dia 3 de julho. A presença inusitada foi destacada pela equipe de transmissão, e rapidamente a cena se espalhou pelas redes sociais, sendo comentada por perfis de clubes, torcedores e diversos canais.
Revelação do astronauta
No dia 17 de julho, durante o jogo entre São Paulo e Grêmio no Morumbis, o mistério foi finalmente revelado. Em entrevista à repórter Denise Thomaz Bastos, do sportv, o astronauta revelou ser o ex-volante Amaral, conhecido por sua passagem pela Seleção Brasileira e por ser uma das personalidades mais carismáticas do futebol nacional.
Amaral explicou que foi convidado pela CBF e pelo sportv/Premiere para promover a causa ambiental entre os fãs do Brasileirão 2024. Sua presença como astronauta visa sensibilizar o público sobre a gravidade das mudanças climáticas e incentivar ações para combater esse problema global.
Um astronauta sendo entrevistado até que ele tira o capacete e…
?????????????????????????????
pic.twitter.com/P4tjhQFBOr— DataFut (@DataFutebol) July 17, 2024
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, ressaltou a importância da campanha: “O futebol une os brasileiros e é uma potente plataforma de conscientização no nosso país. Atuar contra a crise climática está na nossa agenda e vamos sempre apoiar iniciativas criativas como essas para lutar por um mundo melhor.”
Eduardo Gabbay, Diretor de Canais de Esporte da Globo, também destacou o papel do esporte na conscientização ambiental: “A tragédia recente no Rio Grande do Sul é uma prova dos desafios que temos enfrentado com relação à crise climática. Acreditamos que o esporte pode e deve ser uma ferramenta de mudança e conscientização. Por isso, resolvemos unir forças com a CBF, nossa parceira dentro do ecossistema do futebol brasileiro, e apoiar esta iniciativa criativa, que serve também para ajudar quem mais necessita neste momento.”