Outro episódio de racismo tomou conta da La Liga neste sábado, 27. O jogo entre Atlético de Madrid e Athletic Bilbao, pela 33ª rodada do Campeonato Espanhol precisou ser paralisado por conta de cânticos racistas vindos das arquibancadas do estádio Metropolitano. O confronto terminou com vitória dos donos da casa, por 3 a 1.
Aos 36 minutos da primeira etapa, quando os madrilenhos venciam por 1 a 0, com gol de Rodrigo De Paul aos 15, quando o atacante do Bilbao ia bater um escanteio para o time. Antes de fazer isso, Nico Williams escutou as ofensas racistas vindo das arquibancadas. Seu irmão, Iñaki Williams, também percebeu. Os dois sinalizaram de onde os gritos estavam vindo para o árbitro Martínez Munuera.
Atlético de Madrid x Athletic Bilbao chegou a ser interrompido por gritos racistas contra Nico Williams. Jogo recomeçou, ele fez o gol de empate e saiu apontando para a cor da pele.pic.twitter.com/HMuPpDIlVm
— Leonardo Bertozzi (@lbertozzi) April 27, 2024
✊🏾 Nico Williams stopped the game tonight due to racist chants at the Metropolitano.
Few minutes later, Nico scores for Athletic and pointed to the colour of his skin in his celebration.
We’re with you, Nico. ❤️
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) April 27, 2024
Munuera, então, ativou o protocolo da La Liga para situações do tipo, paralisando a partida até que a organização avisasse pelo sistema de som que a torcida deveria interromper os “insultos ofensivos”. Depois disso, os jogadores do Bilbao foram consultados e toparam continuar o confronto, o que foi acatado pelo árbitro. Nico ainda fez o gol de empate, aos 45 minutos, comemorando indo perto de onde os gritos haviam saído e respondendo.
Depois de tudo, a La Liga emitiu um comunicado nas redes sociais condenando os cânticos racistas no estádio do Atlético de Madrid. “No esporte não há lugar para atos racistas ou de ódio. La Liga condena firmemente qualquer gesto de racismo e seguirá trabalhando até erradicar esses comportamentos intoleráveis do nosso esporte”, escreveram.
✋🛑 En el deporte no hay lugar para actos racistas o de odio.
LALIGA condena firmemente cualquier gesto de racismo y seguirá trabajando hasta erradicar estos comportamientos intolerables de nuestro deporte.
#LALIGAVSRacismo pic.twitter.com/FILikFgP91
— LALIGA Corporativo (@LaLigaCorp) April 27, 2024