O Everton teve punição anunciada mais uma vez pela Premier League, e perderá mais dois pontos na tabela de classificação da competição. O motivo é o mesmo, já que a entidade entendeu que houve nova violação nas regras de lucratividade e sustentabilidade da liga inglesa, mas o clube ainda deve recorrer.
No primeiro julgamento, ainda em novembro, o clube de Liverpool chegou a ser punido com a dedução de 10 pontos, chegando a entrar na zona de rebaixamento na época. Apesar disso, o recurso funcionou, e conseguiu fazer com que essa punição diminuísse para a perda de apenas seis pontos.
Tiraram mais dois pontos do Everton por violação do Fair Play Financeiro.
E mesmo assim o time não será rebaixado. 😄 pic.twitter.com/t9SLks4Xsa
— ⚽ (@DoentesPFutebol) April 8, 2024
Com a pontuação já deduzida, o Everton chega a 27 pontos na tabela de classificação da Premier League, ocupando a 16ª colocação. É uma diferença de apenas dois pontos em relação ao Luton Town, primeiro time dentro da zona do rebaixamento. Vale lembrar que a equipe ainda tem um jogo a menos em relação ao adversário.
Veja nota da Premier League:
“Durante uma audiência de três dias no mês passado, a comissão independente ouviu evidências e argumentos do clube a respeito de uma série de potenciais fatores atenuantes para a violação admitida de 16,6 milhões de libras (R$ 106 milhões), incluindo o impacto de suas duas acusações sucessivas. Feito isso, a comissão determinou que a sanção adequada seria a dedução de dois pontos, com efeito imediato. A comissão independente reafirmou o princípio de que qualquer violação das regras financeiras é significativa e justifica, na verdade exige, uma sanção desportiva.“