Um dia após ser denunciado pela Premier League por supostas violações financeiras e sofrer com um ‘transfer ban’, o Leicester anunciou que irá tomar providências contra a organização. Assim, o clube oficializou que irá entrar na Justiça contra a liga inglesa e a federação nacional por conta da acusação de violações financeiras.
Rebaixado para a segunda divisão inglesa na última temporada, o Leicester faz uma boa campanha e está na zona de playoffs da liga, que permite o sonho do retorno à Premier League. No entanto, o clube foi acusado de descumprir as regras de lucro e sustentabilidade da liga e, assim, será investigado por uma comissão independente.
This afternoon, the Club has issued the following statement.
— Leicester City (@LCFC) March 22, 2024
Nessa situação, caso o Leicester seja punido e consiga o acesso para a Premier League, o clube pode ter pontos descontados na próxima temporada, já na primeira divisão nacional. Por conta disso, o clube anunciou em seus canais oficiais que vai à Justiça para combater essas acusações.
“O Leicester foi hoje obrigado a iniciar dois processos judiciais urgentes contra a Premier League e a EFL. O clube buscará que cada um desses processos seja determinado por um painel jurídico apropriado e totalmente independente. O Clube está empenhado em garantir que quaisquer acusações contra ele sejam determinadas de forma adequada e proporcional, de acordo com as regras aplicáveis, pelos órgãos certos e no momento certo”, disse em nota oficial.
Até o momento, o clube não publicou o balanço da temporada 2022/2023, que terminou com o rebaixamento. No entanto, nos dois anos anteriores, o Leicester registrou um prejuízo de 125 milhões de libras, cerca de R$ 787 na cotação atual, 20 milhões de libras, R$ 125 milhões, acima do valor permitido.