Beneficiado pelo rival Palmeiras, o Corinthians está garantido na Copa do Brasil de 2024. A competição nacional é disputada por 92 equipes, sendo 80 classificadas pelos estaduais e 12 confirmadas de forma direta para a terceira fase.
As classificações diretas são distribuídas para o campeão da Copa do Nordeste, campeão da Copa Verde, participantes da Libertadores e vagas remanescentes do Brasileirão.
Após os resultados do final de semana no Brasileirão, o Corinthians, sexto colocado no Campeonato Paulista, garantiu a vaga na edição do próximo ano. Além do Timão, Nova Iguaçu e Portuguesa-RJ (7º e 8º no Carioca), Villa Nova-MG (vice-campeão do Troféu Inconfidência), Juventude (5º colocado no Gaúcho) e Botafogo-SP (8º colocado no Paulista) também estarão na competição.
Campeão da Copa Santa Catarina, o Marcílio Dias foi o sexto time a se confirmar na Copa do Brasil de 2024 com os resultados deste final de semana. A equipe venceu o Concórdia no jogo de volta e garantiu o troféu e a vaga.
Distribuição de vagas, exceto pelo estadual
Campeão da Copa do Nordeste (Ceará)
Campeão da Copa Verde (Goiás)
Participantes da Libertadores
Vagas remanescentes do Brasileirão
O Brasil terá oito representantes na próxima temporada da Libertadores. Fluminense (atual campeão) e São Paulo (campeão da Copa do Brasil) se juntarão aos seis primeiros colocados ao término do Campeonato Brasileiro.