Com a queda de Tombense e Sampaio Corrêa confirmada neste sábado, 25, a Série C de 2024 já tem todos os seus participantes definidos. Segundo o calendário da Confederação Brasileira de Futebol, a terceira divisão do Campeonato Brasileiro começa no dia 21 de abril, terminando no dia 20 de outubro.
Além dos definidos hoje, a Série B já tinha dois rebaixados: ABC e Londrina. Os outros que farão parte da competição são Aparecidense, Botafogo-PB, Confiança, CSA, Figueirense, Floresta, Náutico, Remo, São Bernardo, São José-RS, Volta Redonda, Ypiranga-RS. Pela Série D, os times que garantiram acesso para a terceirona foram o Athletic Club, o Caxias, o Ferroviária-SP e o Ferroviário-CE.
Thonny Anderson largou um “NÃO VAI SUBIR NINGUÉM” depois do terceiro do ABC em cima do Vila Nova.
Detalhe: o ABC já CAIU pra Série C.
O futebol brasileiro é coisa de cinema pic.twitter.com/54tBva2oH6
— Igor Rodrigues (@_igorrodrigues) November 25, 2023
A Série C ainda não tem um formato definido, mas, se seguir o mesmo modelo de 2022, a primeira fase acontece em um turno único, com todos os 20 times se enfrentando em 19 rodadas. Alguns dos times jogam 10 partidas em casa, enquanto outros fazem somente 9. Os quatro times que somarem menos pontos são rebaixados, enquanto os oito melhores avançam para um quadrangular. A segunda fase tem um turno e returno, fazendo com que as classificadas sejam divididas em dois grupos, cada um com quatro equipes, jogando seis partidas. Os dois que mais somarem pontos em cada grupo garantem o acesso.