Em noite de gala para o futebol europeu, a UEFA entregou o prêmio de melhor jogador da temporada 2022/23 nesta quinta-feira, 31. Em final disputada entre Kevin De Bruyne, Erling Haaland e Lionel Messi, sendo os dois primeiros do Manchester City e o terceiro do PSG, o norueguês levou a melhor, garantindo mais um prêmio individual para sua coleção.
Erling-Braut Haaland disputou sua primeira temporada pelo Manchester City no último ano, e empilhou recordes logo de cara, com 36 gols na Premier League, além de 12 na Champions League. Na volta das quartas de final, o centroavante igualou o recorde de Messi e Luiz Adriano marcando 5 tentos em uma mesma partida, contra o RB Leipzig.
A temporada também ficou marcada pela tríplice coroa do time de Pep Guardiola, que repetiu o feito do Manchester United, que era o único na Inglaterra a conseguir, até então. Haaland terminou a temporada com 52 gols em 53 partidas, além de prêmios de artilheiro, melhor jogador e títulos das três competições mais importantes que disputou.

Outros prêmios:
- Presidente do ano: Miroslav Klose
- Técnico Feminino: Sarina Wiegman
- Técnico Masculino: Pep Guardiola
- Melhor jogadora do ano: Aidana Bonmati