Nesta semana, o meia James Rodríguez voltou aos holofotes do futebol mundial e surpreendeu o mundo ao se acertar com o São Paulo. Livre no mercado da bola, o colombiano já definiu todos os detalhes e é esperado pelo clube para realizar exames e assinar contrato. A tendência é que o anúncio oficial seja feito ainda no decorrer desta semana.
Mas você se lembra da trajetória de James no futebol mundial? Agora você vai poder conhecer a história do talentoso meia colombiano e novo reforço do Tricolor. James Rodríguez nasceu em 1991, na cidade de Cúcuta, na Colômbia. Logo com quatro anos, iniciou nas escolinhas de futebol do Envigado, onde foi descoberto e permaneceu até o time profissional.
Na época em que James foi promovido ao time principal, em 2007, o Envigado estava na segunda divisão colombiana e o meia, com sua visão de jogo e qualidade no passe, foi um dos destaques da equipe na campanha até a elite nacional. Com o sucesso, James Rodríguez se transferiu para o Banfield, da Argentina, por onde teve grande destaque e repercussão mundial.
Teve até um caso curioso que, nesta época, o colombiano foi oferecido ao Palmeiras, mas o clube recusou afirmando que James estava “acima do peso”. Já a Udinese, da Itália, chegou a fazer um acordo com o Banfield pela preferência de compra do jovem, mas acabou não se concretizando.
Após duas temporadas de destaque na Liga Argentina, James Rodríguez recebeu o convite para a sua primeira experiência na Europa: com o Porto. James conquistou a titularidade logo cedo e começou a contribuir com campanhas de sucesso na Liga Portuguesa, como no tricampeonato nacional e na Liga Europa, conquistada em 2010/11.
A ascensão do colombiano fez o Mônaco desembolsar 45 milhões de euros na contratação do meia, em 2013. A passagem pelo Mônaco foi curta, pois, com a brilhante Copa do Mundo em 2014, sendo um dos principais jogadores da competição, foi contratado pelo poderoso Real Madrid para assumir a camisa dez do time.
No Real Madrid, ele começou muito bem, com gols e grandes exibições. Porém, com o tempo, James Rodríguez começou a ficar irregular e, com a chegada de Zidane na comissão técnica, o jogador perdeu espaço, sendo emprestado para o Bayern de Munique por duas temporadas. Na Alemanha o craque colombiano também não conseguiu render.
Com o final do contrato de empréstimo, em 2019, o Bayern de Munique não quis exercer a preferência de compra e devolveu James para Madrid. De volta ao Real Madrid, ele quase fechou com o Atlético de Madrid, tendo em vista que não teria espaço com Zidane, mas não deu certo. Após muitas tentativas, o colombiano fechou sua ida para o Everton no ano de 2020.
E a partir daí, James Rodríguez nunca mais atingiu o nível que se esperava. Pelo Everton, ele fez apenas 26 jogos e marcou seis gols. Já em 2021, o colombiano foi se aventurar no futebol árabe e vestiu a camisa do Al Rayyan. Foram 16 jogos e cinco gols. Para fechar a trajetória do jogador, o Olympiacos foi o último clube antes da chegada ao São Paulo.
Agora, James Rodríguez tem o desafio de calar a voz de quem não acredita mais em seu futebol. Aos 32 anos de idade, o meio-campista já deixou claro que tem muito talento, mas vem tendo muitas dificuldades para engrenar em um clube. No futebol brasileiro, onde sempre demonstrou querer jogar, ele vai ter mais uma chance na carreira. Nos resta esperar!