O Japão venceu a Zâmbia por 5 a 0 neste sábado, 22, no Waikato Stadium, na Nova Zelândia, em partida válida pelo Grupo C da Copa do Mundo Feminina de 2023. Com dois gols anulados, as japonesas confirmaram o triunfo com tentos de Miyazawa (duas vezes), Mina Tanaka, Riko Ueki e Jun Endo.
Com o resultado, a seleção japonesa assumiu a liderança do grupo e tem vantagem no saldo de gols, já que a Espanha bateu a Costa Rica por 3 a 0 na última sexta-feira. Além disso, o Japão aplicou a maior goleada do Mundial Feminino até aqui.
O jogo
O Japão dominou o primeiro tempo da partida e teve um placar magro por toda superioridade apresentada sobre a Zâmbia. Uma das favoritas ao título da Copa, a seleção japonesa parou na grande atuação da goleira Catherine Musonda, que evitou um placar mais elástico na etapa inicial.
As japonesas chegaram a balançar as redes aos 23 minutos de jogo, mas o gol de Tanaka foi anulado por impedimento após revisão do VAR. No entanto, o Japão contou com gol de Hinata Miyazawa para abrir o placar aos 43 minutos. No lance, Fukino cruzou na medida para a entrada a pequena área e encontrou a companheira, que finalizou no contrapé da goleira: 1 a 0.
A campeã mundial de 2011 voltou com tudo para o segundo tempo, mas esbarrou nas decisões corretas do VAR. Aos cinco minutos, Tanaka recebeu o cruzamento de Endo, se livrou da marcação e finalizou de canhota no contrapé de Musonda, mas a atacante japonesa estava em impedimento.
Aos sete minutos, a arbitragem assinalou um pênalti por chegada de Musonda em Fujino, mas a penalidade foi anulada após revisão do VAR – a jogadora japonesa estava em condição irregular no lance.
Após balançar as redes duas vezes, mas sem valer, Tanaka finalmente marcou seu gol. Aos 10 do segundo tempo, Hasegawa lançou Endo, que entrou na área pela esquerda e fez o cruzamento rasteiro na medida para a atacante completar: 2 a 0.
A seleção japonesa deslanchou na segunda etapa. Aos 16 minutos, Tanaka fez o cruzamento rasteiro para a chegada de Miyazawa na área: 3 a 0. A goleada foi alcançada aos 26 minutos, com gol de Jun Endo. Em boa jogada coletiva, a atacante recebeu o último passe para finalizar cruzado, no canto esquerdo: 4 a 0.
Nos acréscimos, aos 53 minutos, o Japão teve um pênalti a favor depois que Musonda derrubou Ueki na área; a goleira de Zâmbia foi expulsa. A própria atacante japonesa foi para a cobrança e mandou no travessão de Sakala, mas a arbitragem mandou voltar a cobrança pela adiantada da arqueira. Na segunda tentativa, Ueki não desperdiçou: 5 a 0.