A Copa do Mundo Feminina de 2023 começou oficialmente nesta quinta-feira, 20. Antes de a bola rolar para Nova Zelândia x Noruega, partida de estreia, o Mundial teve uma breve cerimônia de abertura no estádio Eden Park, em Auckland.
A apresentação contou com a representação dos povos originários da Austrália e Nova Zelândia, países-sede da Copa de 2023. A cerimônia teve música, dança e homenagem aos 32 países participantes do torneio. A apresentação da música oficial da Copa encerrou a cerimônia.
Scenes at the #FIFAWWC 2023 opening ceremony! ✨👏#BeyondGreatness pic.twitter.com/RJsMQDJ4l7
— FIFA Women’s World Cup (@FIFAWWC) July 20, 2023
Segunda abertura na Austrália
A segunda cerimônia ocorreu antes do duelo entre Austrália (outra anfitriã do Mundial) e Irlanda. O evento em Sidney, na Austrália, foi mais breve, com uma apresentação exaltando os povos da Oceania.
Minuto de silêncio por vítimas de tiroteio
Com as seleções em campo, o estádio respeitou o minuto de silêncio para as três vítimas fatais de um tiroteio em Auckland, na Nova Zelândia, que aconteceu poucas horas da partida. O ato ocorreu às 7h22 no horário local (16h22 no horário de Brasília).
A polícia neozelandesa afirmou que houve um “grave incidente” na Quay Strret, uma das principais ruas do centro econômico da cidade. O local era próximo do hotel onde está a seleção norueguesa.