Em mais um jogo após a Copa do Mundo de 2022, o Brasil voltou a tropeçar, sendo desta vez, derrotado para a Seleção de Senegal, em partida amistosa, em Portugal. Além de contabilizar o segundo revés nos últimos três jogos, a equipe também dá sequência a um tabu histórico: o de nunca ter vencido os rivais africanos.
Apesar de ser a mais temida do futebol mundial, a Seleção Brasileira tem duas equipes que nunca venceu, sendo elas a Noruega, e a própria de Senegal. Apesar disso, os africanos estiveram de frente com o Brasil em apenas uma oportunidade antes dessa derrota, um empate em 2019 em 1 a 1, com gol de Roberto Firmino.
Contra a equipe europeia, o retrospecto é um pouco maior, mas também não tão grande como poderia se imaginar. São quatro jogos no total, com duas vitórias adversárias e dois empates. Com apenas um desses confrontos em Copas do Mundo, exatamente na fase de grupos de 1998, com derrota brasileira.
Além desse tabu, outra marca recente deve ser lembrada, já que são três jogos consecutivos contra times africanos que o Brasil não sabe o que é somar pontos. São três derrotas consecutivas, sendo a primeira delas contra Camarões, no último Mundial, passando por Marrocos, já em jogo amistoso, e agora o revés desta terça-feira, 20, contra Senegal.